20 segundos em cada paragem
É esse o objectivo da equipa da Parkalgar Racing Team durante as 12 Horas de Portimão a realizar no próximo Sábado. à semelhança do que sucede com as equipas regulares do campeonato os portugueses não querem perder tempo nas boxes e por isso um dos motivos de preocupação e treino ao longo dos últimos dias foi mesmo a paragem nas boxes.
20 segundos que terão que ser suficientes para que a Yamaha R1 da equipa portuguesa seja abastecida com 24 litros de gasolina, troque as duas rodas e um novo piloto assuma os comandos da mesma. Tudo tem que ser feito numa coordenação perfeita porque existem regras que têm que ser cumpridas e se não o forem as penalizações podem mesmo ditar um resultado nada de acordo com o esforço em pista.
Quando um piloto para na sua posição frente à box – marcada previamente pela equipa – mantem-se em cima da sua moto enquanto que a equipa coloca os ‘macacos’ que levantam a moto e troca as rodas em ambos os extremos. Uma operação extremamente rápida pois as motos estão preparadas para tal e todo o conjunto de transmissão e travagem, no caso da roda traseira, ficam no seu posicionamento habitual e o que é retirado é mesmo a jante e o pneu em exclusivo. Na roda dianteira todo o sistema de travagem fica na sua posição e apenas a roda é retirada. Com recurso a máquina de aperto pneumáticas o eixo é rapidamente reapertado e só depois de essa operação estar concluída é que os responsáveis pelas rodas dão ordem a quem o homem do abastecimento encaixe o depósito de enchimento, com capacidade para 24 litros ao invés dos habituais 18 numa Yamaha R1 convencional. Utilizando válvulas destinadas ao efeito é igualmente uma questão de segundos para que o combustível seja transferido e só depois do homem da gasolina se afastar da moto os comandos da mesma podem ser ocupados por um novo piloto que em momento algum pode tocar na moto enquanto o seu companheiro estiver em contacto com a mesma.
Apenas estas operações podem ser feitas na via de boxes pois caso seja necessária uma intervenção mais demorada a moto terá que ser colocada obrigatoriamente no interior da boxe.
Procedimentos novos para os lusos que aproveitam todas as paragens para aperfeiçoar a técnica de paragem nas boxes.