W2RC, Luciano Benavides (Campeão do Mundo): “Um sonho realizado”
Terminando em segundo lugar o Rali de Marrocos, o argentino Luciano Benavides (Husqvarna Factory Racing) venceu o Campeonato do Mundo de Rally-Raides de 2023. Agora o piloto de fábrica da Husqvarna tem como meta vencer o Dakar 2024.
Depois de 152 km ao cronómetro, estas foram as primeiras palavras do novo campeão mundial. “É um sonho que se tornou realidade para mim. Foi um longo caminho desde que terminei o meu primeiro rali aqui em Marrocos em 2017. Vencer o Toby no último dia do rali e abrir a etapa ao mesmo tempo é incrível. Finalmente ganhei o meu primeiro campeonato mundial! Os 40 minutos pareceram quatro horas, mas eu sabia que tinha feito o meu melhor hoje, porque não havia outra opção. Foi muito especial começar em primeiro porque consegui olhar para frente e seguir em frente e ninguém me apanhou desde o começo, então conclui que terminei em primeiro.” Disse o irmão de Kevin Benavides, vencedor do último Rally Dakar.
2023 foi um ano extraordinário para Benavides. Com 3 vitórias em etapas no Dakar, Luciano alcançou o melhor resultado no rali, o sexto lugar. Depois do segundo lugar no Abu Dhabi Desert Challenge no início de março, garantiu mais lugares no pódio no Rally Sonora, no México, e na sua corrida em casa, o Desafio Ruta 40. No total, o piloto da Husqvarna alcançou impressionantes 10 vitória em etapas este ano. Mas, o jovem piloto argentino, já tem uma nova meta.
“Primeiro quero comemorar e usufruir um pouco desta sensação. Tem sido uma temporada difícil e tenho treinado muito, por isso quero descansar uma semana ou duas”, sorriu o novo campeão. “Depois disso, é hora de voltar a acelerar, porque quero manter o mesmo ritmo e o mesmo ritmo para o Dakar, porque esse é outro sonho para mim, vencer o Dakar”. Concluiu.
Classificação do Campeonato do Mundo 2023
1º Luciano Benavides (ARG), Husqvarna, 100 pontos
2º Toby Price (AUS), KTM, 96 pontos
3º Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 76 pontos
4º Ross Branch (BWA), Hero, 58 pontos
5º Pablo Quintanilla (CHL), Honda, 55 pontos
6º José Ignacio Cornejo (CHI), Honda, 52
7º Daniel Sanders (AUS), GASGAS, 39
8º Ricky Brabec (EUA), Honda, 38
10º Skyler Howes (EUA), Husqvarna, 34
11º Sebastian Bühler (POR) Hero, 25
12º Matthias Walkner (AUS), KTM, 13
13º Kevin Benavides (ARG), KTM, 43
14º Franco Caimi (ARG) Hero, 11
15º Mason Klein (EUA), BAS KTM, 4
16º Sam Sunderland (GB), GASGAS, 0