Rally Raid Portugal: Gonçalo e Salvador Amaral estream-se na navegação
Os irmãos Gonçalo e Salvador Amaral iniciam amanhã a sua participação na etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Rally Raid, o bp Ultimate Rally Raid Portugal, terceira prova do FIM World Rally Raid Championship que se disputa até ao próximo domingo, dia 7 de abril. Esta jornada marca a estreia da equipa Wingmotor Honda em provas de navegação, competição que é também ela uma estreia absoluta no calendário desportivo motorsport e que junta os melhores pilotos do mundo da modalidade.
Habituados a disputar o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno onde habitualmente ocupam posições de pódio nas categorias em que se inserem, os irmãos Amaral vão abraçar este novo desafio aos comandos de motas Honda CRF 450, inseridos na classe Rally 3, que integra as motos de enduro.
Salvador explica os motivos que levou a equipa a apostar nesta competição. “Decidimos participar nesta prova porque é uma competição com a chancela do ACP, realizada aqui em Portugal. Acabamos por ter mais facilidade em participar na prova, até pela logística a que obedece, mais simplificada. Temos também o sonho de vir a participar no Rali Dakar. Essa é a nossa grande ambição e ara isso é preciso começar por algum lado. Cá estamos nós. Estamos a estrear-nos na navegação, queremos acima de tudo terminar todas as etapas, aprender todos os dias, tentar perceber como funciona este tipo de corrida que é completamente diferente do que estamos habituados. Queremos acima de tudo chegar ao fim, sem penalizações, seguros e acima de tudo divertirmo-nos. Vamos ser brindados por estas pistas belíssimas com partida em Grândola e que percorrem parte do nosso país. Temos noção que estão reunidas as condições para que esta seja uma grande prova”, explica o piloto Wingmotor Honda inscrito com o número 50.
Gonçalo Amaral afina pelo mesmo diapasão. O piloto salienta que se tratando de uma estreia há que ter cautela, alguma prudência numa prova em que a palavra de ordem é “aprendizagem” “a chave aqui é aprender. Nunca fizemos corridas de navegação e, por isso queremos ver como corre. Temos ambições de um dia fazer o grande Dakar, o sonho de qualquer piloto. Sabemos que estão aqui reunidos alguns dos melhores pilotos da modalidade até a nível internacional e a fasquia está elevada. No fundo esta prova será um teste para ganhar experiência em navegação. Estamos na expectativa e bem ansiosos para que comece”, salienta o piloto que terá o número 51 na bp Ultimate Rally Raid Portugal.
De notar que a equipa Wingmotor Honda esteve há menos de três dias a disputar a segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o Raide Paraíso do todo-o-Terreno Góis, no qual Gonçalo Amaral conquistou 7º lugar absoluto e 4ª posição entre os TT2. Salvador, ficou à porta do Top 10 tendo alcançado ainda o 4º lugar entre os Juniores.
O bp Ultimate Rally Raid Portugal, organizado sob a chancela do ACP – Automóvel Club de Portugal surge integrada pela primeira vez no Campeonato do Mundo de Rally Raid e terá como base a vila de Grândola, no distrito de Setúbal. A prova percorrerá ao longo de cinco dias 1000 quilómetros técnicos e com uma diversidade de pisos: desde o vasto areal do Litoral Alentejano aos estradões do Ribatejo, sem esquecer as pistas espanholas. Amanhã, dia 3 de abril, os pilotos moto terão pela frente um total de 171,12 km, 100 dos quais cronometrados.
:.
(Texto e Foto: A2 Comunicação)