Rally Raid Portugal, Etapa 1: Bradley Cox bate Van Beveren por 16 segundos!
O piloto de Rally2 Bradley Cox foi o vencedor da primeira etapa do BP Ultimate Rally Raid Portugal que hoje se disputou entre Grândola e Santiago do Cacém. O piloto privado da Bas World KTM bateu o francês Adrien Van Beveren (Honda) das RallyGP por escassos 16 segundos de diferença. O luso-alemão Sebastian Buhler terminou no quinto lugar, enquanto António Maio foi nono e melhor português.
Filme da Etapa
Dos 170 km que compunham a etapa incial, 100 seriam cronometrados. Os primeiros 60 km seriam disputados em terreno arenoso e os restantes em pistas duras e estreitas.
Às 11h52, Skyler Howes foi o primeiro piloto a enfrentar a especial. O americano, até agora ainda não conseguiu conduzir a sua Honda até à meta numa corrida, tendo sofrido uma queda no prólogo do Rali de Marrocos de 2023 e novamente na etapa 1 do Dakar. Howes está ansioso para voltar ao ritmo que o levou a conquistar um lugar no pódio no Dakar de 2023.
Sebastian Bühler está em Portugal desde os três meses de idade. O alemão, que também tem cidadania portuguesa, vive em Relíquias, a apenas 30 quilómetros de Grândola. Joaquiim Rodrigues, agora o seu gestor desportivo na Hero MotoSport, acredita que é o principal candidato local na corrida. Afinal, Bühler conquistou três vezes o título da Baja Portalegre (2018 a 20). Depois de um revés por lesão no Dakar, o herói local está de regresso ao W2RC.
Tosha Schareina primeiro líder
O mais rápido do prólogo, Tosha Schareina, também fez o melhor tempo intermédio no km 39. O piloto de fábrica da Monster Energy Honda tinhas as duas Hero de fábrica no seu encalço, com Sebastian Bühler a 11 segundos e Ross Branch a 14. Adrien Van Beveren (Monster Energy Honda) vinha a perder 21 segundos para o líder, seguido de Bradley Cox (BAS World KTM Racing) 26 segundos atrás, com Pablo Quintanilla (Monster Energy Honda) apenas um segundo atrás. Lorenzo Santolino (Sherco TVS Factory) vinha 42 segundos atrás seguido por Skyler Howes (HRC), que abriu a especial, sendo nono a 55 segundos de Tosha Schareina.
Os irmão Amaral passam pela verificação do tempo do km 39. Desta vez, Salvador foi mais rápido que Gonçalo, que esta manhã venceu o prólogo do Rally 3 e abriu a conta de Portugal no W2RC nesta classe. Isto torna-o também no terceiro piloto português a vencer uma especial do campeonato.
Bradley Cox à frente no reagrupamento
No km 77 a classificação tinha levado uma volta. Adrien Van Beveren, quarto na primeira verificação do tempo intermédio, subiu para o primeiro lugar na segunda, a 77 km do início da especial. Bradley Cox também subia na classificação, passando do quinto para o segundo lugar, 55 segundos atrás de Van Beveren. O estreante espanhol de apenas 19 anos, Edgar Canet, estava em terceiro a 1m05s. Por outro lado, Tosha Schareina perdia a liderança descendo a quarto, a 1m33s do novo líder. Os dois pilotos da fábrica Hero, Sebastian Bühler e Ross Branch, são quinto e sexto.
O primeiro homem a abrir a etapa, Skyler Howes, atingiu o km 97. Todo o pelotão se reagrupará neste ponto para seguir para os últimos 3 km da especial, que será reiniciada às 15h30 para as motos.
Bradley Cox (BAS World KTM Racing) detém o tempo mais rápido com 31 segundos sobre Van Beveren (Monster Energy Honda ) e 59 sobre Tosha Schareina (Monster Energy Honda). São três pilotos num minuto, com o piloto do Rally 2 na frente. Um pouco mais atrás, Sebastian Bühler (Hero MotoSports) está a 2m26s, um segundo à frente do jovem Edgar Canet (Xperience). Ross Branch, cuja missão nesta corrida é defender a liderança do campeonato mundial, é sexto a 4m45s do líder.
3 km para descobrir o vencedor do dia
Após o reagrupamento, os últimos 3 km da especial, dentro de Santiago do Cacém, seriam transmitidos em directo em Portugal pela Sport TV, servindo para encontrar o vencedor da etapa. O líder nesse momento era o piloto sul-africano das Rally2, Bradley Cox.
Os primeiros 10 pilotos completam o sprint final. Bradley Cox (BAS World KTM Racing) bateu Adrien Van Beveren por 16 segundos e Tosha Schareina por 40 para garantir a vitória na etapa à frente dos dois pilotos de fábrica da Honda. O prodigioso Edgar Canet (Xraids Experiences) ficou em quarto com 2′11″ e Sebastian Bühler (Hero MotoSports) terminou a etapa em quinto, a 2m15s e à frente do seu companheiro de equipa e líder do mundial Ross Branch que fechou o top 6. Entre os portugueses destacaram-se António Maio (Yamaha) que terminou em 9º e Bruno Santos (Husqvarna), 12º.