Rally Dakar 2024, Rui Gonçalves (Sherco): “Podemos conseguir algo interessante neste Dakar”
Com 17 temporadas no motocross ao mais alto alto nível, incluindo um título de vice-campeão no Mundial MX2, o piloto de fábrica da Sherco é um dos nossos melhores especialistas de sempre no offroad e promete dar tudo na sua quarta participação no Rally Dakar.
No entanto, o piloto de Boticas chegou tarde aos rally-raides, estreando-se no Dakar em 2021, aos 35 anos, apenas com o Rally da Andaluzia como preparação. Mesmo assim, terminou em 19º lugar geral e foi o terceiro melhor estreante, atrás de Daniel Sanders e Tosha Schareina.
No Dakar 2022 Rui Gonçalves teve uma primeira etapa difícil, terminando na 70ª posição, mas conseguiu reagrupar-se e passar a figurar regularmente no top 10, com o melhor resultado sendo o terceiro na etapa 4. Subindo regularmente na geral classificação, o piloto português terminou finalmente em 24º da geral em Jeddah. O Dakar 2023 não correu conforme o planeado, com o piloto da Sherco a sair com um problema mecânico na etapa 6. Desde então a equipa tem trabalhado arduamente e pôde ver os frutos do seu trabalho no Rallye du Maroc deste ano.
“Treinamos o ano inteiro para o Dakar, por isso é sempre difícil sair, especialmente por causa de um pequeno problema mecânico que nunca aconteceu antes e que não se consegue resolver na berma da pista. Mas isso acontece nos ralis. Desde então temos testado muito e melhorado a moto, com foco na suspensão, e vimos no Rally de Marrocos que a moto estava a funcionar bem.
Acho que esta próxima edição com a etapa de 48 horas e a etapa maratona inicial vai ser muito dura, mas certamente vai apimentar as coisas. Obviamente, o primeiro objectivo num Dakar é terminar, mas se conseguirmos permanecer entre os 15 primeiros e ter uma sequência clara, penso que poderemos conseguir algo interessante no geral.” Disse Rui Gonçalves ao site Dakar.com
Piloto: Rui Gonçalves
Moto: Sherco 450 Rally (Sherco TVS Rally Factory)
Nº 19
Participações no Dakar: 3
Melhor resultado: 19º em 2021 (3º melhor estreante)