Rally, Dakar 2024, Ruben Faria (Honda): “Este Dakar será realmente difícil”
Uma nova temporada do Campeonato do Mundo de Rally-Raides começa esta semana, com a Monster Energy Honda já na Arábia Saudita e pronta para enfrentar o rali mais duro do mundo. O português Ruben Faria, director da equipa do HRC, salienta as dificuldades acrescidas da 46ª edição do Rally Dakar, assim como as expectativas dos seus pilotos:
“O Rally Dakar de 2024 será realmente difícil, pois o que David Castera (Diretor do Rally Dakar) fez foi tornar as etapas mais longas e mais difíceis do que em 2023. Basicamente, ele introduziu novas ideias, incluindo a etapa crono de 48 horas, que fornecerá aos pilotos apenas o básico, rações e apenas uma tenda e um saco de dormir, além de não haver campistas, nem mecânicos e tudo isso no meio de uma etapa de 600 quilómetros, então será muito difícil.”
“Os pilotos testaram a nova Honda CRF450 RALLY no início de 2023 e todos gostaram de pilotá-la durante os testes. Tivemos um teste muito bem sucedido antes do Rali de Marrocos em outubro, antes dos nossos pilotos se juntarem, o que significa que Adrien e Tosha foram para Marrocos, Ricky e Skyler treinaram nos EUA e Pablo e Nacho rodaram em casa, no Chile. Também tivemos um teste no início de dezembro, por isso estou feliz que todos os nossos pilotos estejam em boa forma e sem lesões numa nova moto que acreditamos que terá um bom desempenho.” Concluiu Ruben Faria.
De salientar que a Honda é a atual detentora do título mundial de Construtores da FIM no Campeonato do Mundo de Rally-Raides (W2RC). O Rally Dakar tem início na próxima sexta-feira, dia 5 de janeiro.