Rally, Africa Eco Race: Aprilia regressa às vitórias na 1ª etapa
A edição 2024 do Africa Eco Race teve início oficialmente a 30 de dezembro. Após a largada oficial no Principado do Mónaco, as motos e veículos embarcaram para Marrocos, onde na terça-feira, 2 de janeiro, a ação começou a valer, com a primeira das 12 etapas programadas. O objetivo é chegar à lendária meta do lago rosa de Dakar no dia 14 de janeiro.
Pilotando a Aprilia Tuareg 660, Jacopo Cerutti obteve sucesso na primeira etapa do Africa Eco Race, de Nador a Boudnib, em Marrocos. Um resultado histórico para a Aprilia, o último fabricante italiano a ganhar uma etapa no Dakar, em 2012, e hoje novamente protagonista nos rali-raides.
Na sua primeira experiência no deserto, Francesco Montanari, com a outra Tuareg fechou o primeiro dia de competição com um bom 11º lugar.
A primeira etapa, com 598 km de extensão, viu os pilotos realizarem 174 km de provas especiais, ao final das quais Jacopo Cerutti conseguiu distanciar-se em quase 2 minutos dos seus dois rivais mais credenciados, Alessandro Botturi e Pol Tarres, ambos em Yamaha. Joan Pedrero Garcia, com a Harley-Davidson Pan America ocupa o oitavo posto da classificação geral.
Hoje realiza-se a segunda etapa, de Boudnib a Mhamid, num total de 425 km, dos quais 383 são especiais.
Resultado da Etapa 1
1º Jacopo Cerutti (Aprilia), 1h54m09
2º Alessandro Botturi (Yamaha), a 1m47
3º Pol Tarres (Yamaha), a 1m50
4º Guillaume Born (Husqvarna), a 9m56
5º Giovanni Gritti (Honda), a 11m17