Jurgen Van der Goorbergh, o vencedor da categoria ‘Malle’
A categoria ‘Malle’ representa um dos maiores desafios no Dakar. Os pilotos que se inscrevem nesta categoria partem para a maior prova de todo-o-terreno sozinhos, tendo de prestar eles próprios assistência à moto durante as 13 etapas.
Depois de terminado no segundo posto em 2015, Jurgen Van der Goorbergh venceu esta categoria em 2016 com mais de 13h de vantagem para o segundo classificado, Manuel Lucchese. Em termos de classificação geral, Van Der Goorbergh colocou na 31º posição a sua KTM 450 Rally Replica.
No final o experiente piloto holandês referiu que a “durante a primeira semana as diferenças eram curtas. Rodamos em pisas rápidas, sem grande navegação. Não foi muito estimulante. Fiz a diferença a seguir ao dia de descanso. Gosto quando as coisas ficam mais duras e na segunda semana isso aconteceu, mesmo que algumas especiais tenham sido encurtadas. Encontrei a cadência certa entre ser muito rápido ou muito lento”.
Após duas participações nesta categoria, Jurgen Van der Goorbergh explicou que “mesmo que a preparação seja bem feita, correr sem assistência é um grande desafio. Os três dias que passamos na Bolívia com elevadas altitudes deixaram-me exausto”.