Hélder Rodrigues penalizado em três minutos
Já começa a ser hábito neste Dakar surgirem penalizações após a conclusão das etapas e sem se saber qual o motivo. Agora foi Hélder Rodrigues, vencedor da tirada, a ser penalizado em três minutos. Esta penalização não retira o primeiro triunfo em etapas do piloto da Yamaha na presente edição do Dakar, mas prejudica a sua luta pelo terceiro lugar.
Sem a penalização Hélder Rodrigues tinha subido duas posições, estando apenas a 1m19s do terceiro posto, que é ocupado por Pablo Quintanilla. Assim, o piloto de Almargem do Bispo apenas sobe ao quinto lugar, estando a 4m19s do lugar mais baixo do pódio, isto numa fase em que faltam disputar os derradeiros 180 km cronometrados da última etapa. Já em relação ao quarto lugar apenas 1s separam Hélder Rodrigues de Kevin Benavides.
Sem dúvida que é um rude golpe nas aspirações do piloto luso, mas nada é impossível. Se o piloto da Yamaha demonstrar o nível que tem exibido principalmente ao longo da segunda semana do Dakar, o pódio ainda pode vir a ser uma realidade. A acontecer seria a terceira vez que Hélder Rodrigues iria concluir a maior prova de todo-o-terreno do mundo entre os três melhores.
Foi penalizado em 3 metros?? Mas que raio de curso é que estes jornalistas tiraram?… m=metro, min=minuto. Existe uma coisa chamada S.I. (Sistema Internacional).