Desafio Ruta 40: Etapa 5: Triunfo de Ricky Brabec na Argentina
O quarto evento do Campeonato do Mundo de Rally Raides de 2024 foi claro. O americano Ricky Brabec venceu o Desafio Ruta 40 à frente de três companheiros da equipa Honda. Ross Branch (Hero) foi quinto e viu reduzida a sua vantagem no mundial para apenas nove pontos.
O rali Desafio Ruta 40 consistiu num prólogo e cinco etapas, sendo que todas as vitórias foram para a Honda. Tosha Schareina conquistou a vitória na quinta etapa, enquanto Ricky Brabec conquistou a vitória à geral.
Vencedor no quarto dia de corrida, Tosha Schareina abriu o percurso da Etapa 5, que passava principalmente por estradas de cascalho de La Rioja de volta a Córdoba. O jovem espanhol e o americano foram os pilotos dominantes, inclusive na última etapa.
Com os tempos mais rápidos em quase todos os waypoints, Schareina colocou o seu companheiro de equipa sob pressão, mas o duas vezes vencedor do Dakar estava mais interessado na vitória na geral do que na vitória na etapa. No final, o mais jovem dos pilotos de fábrica da Honda venceu com 1:12 minutos de vantagem sobre Brabec, que, no entanto, garantiu a vitória na Ruta 40 por 15 segundos – um piscar de olhos considerando a distância percorrida!
“Tem sido uma semana movimentada, mas é bom estar de volta à ação. A equipa pilotou muito bem, os mecânicos fizeram um bom trabalho e penso que estamos em boa forma para Marrocos”, disse Brabec. “O Tosha ganhou muito tempo comigo porque ele é muito bom neste tipo de terreno e eu não sou o melhor. No final tudo correu bem. Isto deu-me muita confiança para o futuro e estou ansioso por voltar para casa e continuar a testar a moto e a melhorá-la ainda mais.”
O melhor piloto ‘não Honda’ foi o líder do Campeonato do Mundo, Ross Branch, da equipa Hero Motorsport, ficando em quarto lugar na etapa. O piloto do Botswana alcançou apenas o quinto lugar na classificação geral, o que reduziu a sua vantagem no mundial para apenas nove pontos. O companheiro de equipa Sebastian Bühler ficou em sétimo.
“Foi uma óptima semana no Desafio Ruta 40! Excelente percurso e muito trabalho árduo – sem dúvida um rali difícil, mas gostei muito. A nossa concorrência tem sido muito forte aqui, por isso temos algum trabalho a fazer antes de irmos para a nossa próxima prova em Marrocos. Continuamos a manter a liderança do Campeonato do Mundo, por isso ainda estamos numa boa posição. Estou ansioso por voltar a defendê-la na última ronda.” Disse Ross Branch.
As equipas da Pierer Mobility AG, que não estão inscritas no campeonato do mundo deste ano, sofreram um desastre no rali da Argentina. Com Daniel Sanders (Red Bull GASGAS) em 10º lugar, apenas um piloto de fábrica chegou à linha de chegada. O companheiro de equipa Sam Sunderland desistiu cedo, e o atual campeão mundial Luciano Benavides (Husqvarna) também teve que se retirar cedo após uma queda.
Na classificação do Campeonato do Mundo de Rally-Raides, Ricky Brabec subiu para segundo, a apenas nove pontos do líder Ross Branch, com Adrien Van Beveren a mais sete pontos. Entretanto, na classificação dos construtores, a Honda está de novo no topo, com a batalha do campeonato a aquecer a caminho do Rali de Marrocos, em outubro.
Resultado da Etapa 5 – Final
1. SCHAREINA Tosha (Honda) 02:35:50
2. BRABEC Ricky (Honda) + 01:12
3. VAN BEVEREN Adrien (Honda) + 02:17
4. BRANCH Ross (Hero) + 03:43
5. QUINTANILLA Pablo (Honda) + 05:02
6. HOWES Skyler (Honda) + 05:09
7. BUHLER Sebastian (Hero)
8. COX Bradley Cox (KTM)
9. CANET Edgar (KTM)
10. DUMONTIER Romain (Honda)
Classificação final
1. BRABEC Ricky (Honda) 18:08:37 – Vencedor de RallyGP
2. SCHAREINA Tosha (Honda) + 00:15
3. VAN BEVEREN Adrien (Honda) + 05:33
4. HOWES Skyler (Honda) + 12:58
5. BRANCH Ross (Hero) + 14:57
6. QUINTANILLA Pablo (Honda) + 23:55
7. BUHLER Sebastian (Hero)
8. DUMONTIER Romain (Honda) – Vencedor de Rally 2
9. SANDERS Daniel (GASGAS)
10. COX Bradley (KTM)