Dakar, Vídeo: O dia em que ‘JRod’ fez história e dedicou a vitória a Paulo Gonçalves
Foi no dia 4 de janeiro de 2022 que Joaquim Rodrigues conquistou para a Hero Motorsports, a primeira vitória da equipa indiana no Rally Dakar.
Um desempenho difícil de Joaquim Rodrigues numa variedade de terrenos da 3ª etapa, disputada numa terça-feira chuvosa, levou o português a atingir a linha de chegada com uma vitória esmagadora. No final, JRod dedicou o triunfo ao seu cunhado Paulo Gonçalves que perdeu a vida em 2020, aos 40 anos de idade no rali, que então já se disputava na Arábia Saudita.
Daniel Sanders foi quem liderou a maior parte dos 255 km da Etapa 3. O piloto da GasGas conseguiu uma vantagem de pouco mais de um minuto sobre o grupo perseguidor liderado por Rodrigues no primeiro waypoint e conseguiu manter essa vantagem até ao penúltimo checkpoint. No entanto, o australiano perderia quase quatro minutos no trecho final de 35 km até a linha de chegada, permitindo que Rodrigues conquistasse a histórica vitória.
Essa foi a primeira vitória numa etapa do piloto português em cinco presenças no Dakar – bem como a primeira do fabricante indiano Hero.