Dakar: Toby Price domina 2ª etapa, Paulo Gonçalves 3º
Já está concluída a segunda etapa do Dakar 2017 para os pilotos da frente. No final de 275 quilómetros cronometrados de um dia que ligou Resistência a San Miguel de Tucumán foi Toby Price quem superiorizou-se à restante concorrência. Numa especial bastante rápida, o vencedor do Dakar em 2016 dominou a tirada do princípio ao fim marcando claramente uma posição na prova. Com este triunfo, Price assume desde já o comando da corrida num dia onde partiu da 17ª posição.
No segundo lugar ficou o seu companheiro de equipa, Matthias Walkner, que também realizou uma etapa bastante consistente. Num dia de dobradinha para a KTM, o piloto austríaco ficou a 3m22s do seu colega. Na classificação geral, Walkner ascendeu ao segundo lugar a 2m39s. Seguiu-se Paulo Gonçalves, que foi o melhor representante luso durante o dia. O piloto da Honda realizou uma etapa em crescendo e terminou os 275 quilómetros cronometrados a 3m51s da frente da corrida. Na classificação geral, Gonçalves manteve o terceiro posto, mas agora a 2m54s de Toby Price. No quarto posto ficou Xavier de Soultrait, que na classificação é agora quinto. O francês continua a dar boa conta de si e a ser uma das agradáveis surpresas da prova para além de ser o melhor representante da Yamaha.
O top cinco é fechado por Sam Sunderland, o que permite à KTM ter três motos nas primeiras cinco posições. Sunderland está a 3m23s no quarto lugar da geral. Segue-se Pablo Quintanilla, que realizou uma etapa consistente sem cometer excessos e sem dar nas vistas já é sexto. Ricky Brabec foi dos mais rápidos durante o dia, mas na parte final da etapa perdeu algum tempo e com isso caiu para o sétimo lugar da geral. Stefan Svitko é oitavo, enquanto Joan Barreda Bort surge apenas no nono lugar. O piloto da Honda cedeu algum tempo precioso nos últimos minutos da tirada, era terceiro no último ponto intermédio, o que pode indicar que Barreda Bort ‘levantou o pé’ nos últimos momentos, tendo já em vista a posição de partida para o dia de amanhã. O italiano Alessandro Botturi completa o top 10 da prova. Nota ainda para o anterior líder Juan Pedrero Garcia, que hoje inevitavelmente perdeu a liderança ao ceder 8m09s para Toby Price. O piloto da Sherco caiu mesmo para fora do top 10 e é agora 11º.
Quanto a Joaquim Rodrigues Jr. continua a dar boas indicações nesta sua estreia no Dakar. O piloto da HeroMotoSports hoje foi o 22º mais rápido e na classificação caiu para 22º estando a pouco mais de um minuto de entrar novamente no top 20. Já Mário Patrão e Hélder Rodrigues perderam 18m18s e 19m47s. Para este último o início do Dakar não tem sido nada fácil com Hélder a estar num distante 32º lugar e já a 20m49s do topo da classificação.
Gonçalo Reis subiu quatro posições e é agora 35º, enquanto Luís Portela de Morais caiu nove lugares, sendo 44º. Rui Oliveira ascendeu a 53º ao passo que o seu colega na CRN Competition, Fausto Mota desceu para o 57º lugar. Pedro Bianchi Prata subiu 12 lugares e já é 55º. Fernando Sousa Jr. também progrediu na geral e agora é 83º.
Em atualização….