Dakar, Prólogo, Skyler Howes (44.º): “Muito descontente com o início disto”
Skyler Howes começou mal o Rali Dakar, tendo caído no prólogo, à semelhança do que lhe tinha acontecido no Rali de Marrocos (desta vez, não teve de abandonar). O norte-americano terminou apenas em 44.º, a 5:10 minutos do colega de equipa Schareina, e é provável que vá ter de abrir a difícil etapa de amanhã.
“Não foi realmente um bom início para mim. Continuam a fazer estas coisas estranhas nos prólogos. É suposto passarmos por estacas, mas estamos fora de pista e depois temos de perceber para onde é que eles querem que nós vamos. Houve um momento em que eu vi as estacas que tínhamos de atravessar, voltei para passar por elas, mas acertei na relva e tive uma grande queda. Depois, o meu roadbook deixou de funcionar, tinha de passar por um desfiladeiro, e, como não tinha roadbook, estava mais ou menos a seguir as pistas que estavam por todo o lado. Perdi mais tempo aí e fiquei um pouco perdido. Estou muito descontente com o início disto, mas temos mais 14 dias e tudo pode acontecer. Amanhã vai ser um dia muito longo, porque o meu tempo não foi bom e estou quase positivo por ter de abrir a etapa amanhã, o que não é ideal, mas vou dar o meu melhor. Agora vou voltar ao bivouac para reparar a moto”, disse.
A primeira etapa do Rali Dakar 2024 vai ligar no sábado Alula a Al Henakiyah, cumprindo-se 405 km disputados ao cronómetro. Será o primeiro dia a valer verdadeiramente, depois do ligeiro ‘aperitivo’ do prólogo que definiu a ordem de partida dos concorrentes.