Dakar, Etapa 6, 48H Crono: Van Beveren à frente e Brabec a liderar a geral

Por a 11 Janeiro 2024 14:23

Há dias que os pilotos de fábrica da Honda e da Hero se alternam no topo da classificação geral do Rally Dakar, na Arábia Saudita. Na sexta etapa, o americano Ricky Brabec assumiu a liderança, apesar de batido por Adrien Van Beveren quando a prova foi parada às 16h00 locais.

Desde o primeiro posto de controle após 58 quilómetros, Ricky Brabec, que largou em 11º, estava praticamente à frente, entre 14 segundos e 1m26s à frente do seu companheiro da equipa Honda, Adrien Van Beveren.

No KM 398, Van Beveren assumiu as rédeas da corrida pela primeira vez, 12 segundos à frente de Brabec e 2m35s à frente do piloto da Red Bull KTM, Toby Price. No final da corrida, o francês aumentou a sua vantagem sobre Brabec para 1m21s, com Toby Price atrás a 1m49s. Como o líder anterior Ross Branch (Hero) perdeu 7m56s na etapa e o segundo anterior Nacho Cornejo (Honda) perdeu 14m57s, Brabec é o novo líder da classificação geral!

Filme da corrida

A etapa de 48 Horas Crono começou e desde logo fez a primeira baixa na caravana do Rali Dakar. Skyler Howes parou após 39 km devido a um problema mecânico. O norte-americano não conseguiu reparar a sua Honda e decidiu abandonar o rali. Howes estava em 13º lugar no ranking da geral, mais de três quartos de hora atrás de Ross Branch.

Os candidatos ao título nunca passaram oito horas numa etapa especial nas suas carreiras. O cenário desta grande estreia é o Empty Quarter (Bairro Vazio) e as suas dunas até onde a vista alcança. Entre as dunas, cruzarão chotts que são como espaços para respirar, mas a navegação exigirá extremo cuidado, com rumos difíceis de encontrar, além de waypoints escondidos que enfurecerão muitos. Imperterivelmente, às 16h00 de hoje, todos os veículos serão obrigados a parar no acampamento mais próximo de onde se encontram.

A ordem de partida da primeira parte da etapa de 48 HR foi invertida na classe Rally GP. Pablo Quintanilla, vencedor da etapa de ontem, partiu na 17ª posição, atrás de Adrien van Bevern e Toby Price. Joan Barreda, que caiu duas vezes e terminou em último, abre caminho à frente de Antonio Maio e Maciej Giemza. As motos do Rally 2 largarão na ordem habitual: Tobias Ebster, que conquistou a primeira vitória na categoria, e Romain Dumontier largarão logo após Quintanilla.

RICKY BRABEC NA FRENTE

Ricky Brabec conseguiu o melhor tempo provisório após 58 km, mas apenas 9 dos 17 pilotos do Rally GP chegaram a este ponto. Joan Barreda, o primeiro piloto a largar, enfrenta a difícil tarefa de abrir caminho na primeira parte da etapa de 48 HR. No primeiro ponto intermédio, o espanhol já perdeu 6 minutos, mas conseguiu acumular 56” de bónus. Pablo Quintanilla registou o terceiro melhor tempo após 51 km. O chileno está 33s atrás de Ricky Brabec, que ainda lidera a etapa. Adrien van Beveren colocou-se entre os seus dois companheiros, 27s atrás do americano.

Bradley Cox assumiu a liderança da classe Rally 2 após 58 km com uma vantagem de 51s sobre Jean-Loup Lepan. O seu tempo colocou-o entre Nacho Cornejo e Daniel Sanders na 6ª posição na classificação geral de motos.

QUINTANILLA SEM COMBUSTÍVEL, GONÇALVES COM PROBLEMAS

Ricky Brabec ainda tem o melhor tempo após 152 km. O norte-americano tem agora uma vantagem de mais de 1m20s sobre o seu companheiro de equipa Adrien van Beveren. Pablo Quintanilla aproveita as pistas dos rivais para se manter no terceiro lugar, a 2 minutos do actual líder. Um pouco mais tarde o chileno pára na especial. A sua Honda ficou sem combustível após 184 km, apenas a uma dúzia de quilómetros do ponto de reabastecimento. Joan Barreda já lá chegou, abastece a sua Hero e confidencia que a primeira parte da etapa de 48 HR é complicada com “dunas muito suaves e difíceis”. O principal desafio na primeira parte desta etapa de 48 HR parece ser a economia de combustível, alguns pilotos chegaram ao primeiro ponto de reabastecimento com os depósitos de gasolina quase vazios!

Rui Gonçalves também fica parado por um bom período de tempo após 156 km devido a problemas mecânicos. O piloto da Sherco encontrou uma solução e retomou a etapa, mas perde muito tempo. Pablo Quintanilla conseguiu combustível e retomou a especial. O chileno perdeu mais de uma hora, o que comprometerá seriamente as suas possibilidades de subir ao pódio final.

Ricky Brabec duplicou a vantagem sobre Adrien van Beveren em relação ao ponto intermédio anterior, os dois pilotos Honda estão separados por apenas 28 segundos. Toby Price é o terceiro mais rápido, a mais de 2m45s do americano. Luciano Benavides, que está de motor novo depois dos problemas que encontrou ontem, é quarto, a 3m31s do actual líder da etapa.

BRABEC AINDA LÍDER APÓS 277 KM

Com um déficit de 1 hora e 26 minutos em relação ao tempo alcançado por Ricky Brabec após 197 km, o piloto chileno, que ontem venceu a etapa, mostrou-se desanimado ao chegar ao ponto de reabastecimento, com as suas esperanças de vitória no rali definitivamente afastadas: “É um momento triste. Estava a tomar cuidado com o combustível, mas 10 km antes do posto de abastecimento fiquei sem gasolina. É difícil quando trabalhamos tanto e por tanto tempo para esta corrida. Tento sempre dar o meu melhor, mas a vida é assim. Às vezes dá certo, às vezes não”. Desabafou Pablo Quintanilla.

Ricky Brabec ainda mantém a liderança após 311 km, novamente cerca de vinte segundos à frente de Adrien van Beveren e mais de 2m30s à frente de Toby Price. O objetivo ainda é encontrar o co promisso certo entre atacar e gerenciar o consumo de combustível… Tal como está a classificação, Brabec passou a liderar o ranking geral virtual com uma vantagem de cerca de 4 minutos sobre Nacho Cornejo e Ross Branch, que caiu para o terceiro lugar na geral.

VAN BEVEREN LÍDER NO SEGUNDO REABASTECIMENTO

No segundo reabastecimento, depois de quase 400 km de especial, Adrien van Beveren assinalou o melhor tempo para passar à frente de Ricky Brabec por 12 segundos. Toby Price continua em terceiro, mais de 1’30” à frente do seu compatriota Daniel Sanders.

O francês Van Beveren é o piloto mais rápido depois de 424 km, no primeiro ponto intermédio após o reabastecimento. O francês tem uma vantagem de 37 segundos sobre Ricky Brabec e de 2 minutos sobre Toby Price. Daniel Sanders é quarto, 4 minutos atrás do francês. Ross Branch, líder no início da etapa de 48 HR, é o sexto, mais de 8 minutos atrás do atual líder da etapa.

São 16 horas (hora local) e os pilotos foram convidados a dirigir-se a um dos sete acampamentos, o mais próximo do local onde se encontram no percurso. Luciano e Kevin Benavides, Nacho Cornejo, Adrien Van Beveren, Toby Price, Joan Barreda, Ross Branch, Ricky Brabec, Štefan Svitko, Daniel Sanders, Antonio Maio e Martin Michek, os únicos pilotos que passaram do ponto E, vão parar o seu progresso até o ponto de descanso F após 513 km onde vão pernoitar.

No final da corrida, Adrien Van Beveren é o vencedor virtual da sexta etapa do Rali Dakar. O francês  aumentou a sua vantagem sobre Brabec para 1m21 e Toby Price (KTM) ficou a 1.49 minutos. Como o líder anterior Ross Branch (Hero) perdeu 7:56 minutos e o segundo anterior Nacho Cornejo (Honda) perdeu 14:57 minutos, Brabec é o novo líder da classificação geral! Daniel Sanders (GASGAS), Luciano Benavides (Husqvarna) e Ross Branch, completaram a classificação dos seis primeiros na etapa. O experiente Joan Barreda (Hero) fechou o top 10.

Como a etapa 6 48H Crono está dividida em duas partes, o resultado de quinta-feira é apenas um instantâneo das posições atuais dos pilotos. As listas de resultados finais só estarão publicadas quando os pilotos atingirem a linha de chegada na sexta-feira.

Top 10 da Etapa 6 (resultados provisórios)

1. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 6:30,39 horas
2. Ricky Brabec (EUA), Honda, +1:21 min
3. Toby Price (AUS), KTM, +1:49
4. Daniel Sanders (AUS) ), KTM, +3:32
5. Luciano Benavides (ARG), Husqvarna, +6:07
6. Ross Branch (BWA), Hero, +7:56
7. Kevin Benavides (ARG), KTM, +12:19
8. Stefan Svitko (ESL), KTM, +13:08
9. Jose Cornejo (CHL), Honda, +14:57
10. Joan Barreda (ESP), Hero, +29:58

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x