Dakar, Etapa 5: Quintanilla vence o dia, Branch recupera a liderança do rali
Hoje a Honda comemorou a quarta vitória no Rally Dakar 2024, desta vez com o chileno Pablo Quintanilla a completar a etapa número cinco em 1h32m53s, mas a Hero recuperou a liderança da classificação geral com o quinto lugar de Ross Branch. O estreante Bruno Santos chegou a liderar a especial, terminando na segunda posição entre os ‘motards’ lusos… Uma grata surpresa!
A luta entre a Honda e Hero ferveu na quinta etapa do 46º Rally Dakar. À porta da dupla tirada 48h Chrono, na curta especial de 118 km da 5ª etapa, o chileno Pablo Quintanilla (Honda) foi hoje o mais veloz, mas Ross Branch (Hero) não baixou o braço e recuperou a posição de líder.
Para a quinta etapa do Rally Dakar, a organização estimava que as motos demorassem 2 horas para completar a especial de 118 km. Havia apenas duas verificações de tempo, uma no km 39, cerca de um terço da etapa, e outra no km 80, quando atingissem a marca dos dois terços. No menu estava a especial mais curta em distância e tempo desde o início da 46ª edição… pelo menos para os pilotos profissionais de Rally GP. No entanto, o troço matinal da estrada estende-se por mais de 500 quilómetros, o que significa que os primeiros participantes saíram do acampamento às 4h45!
No final da etapa, a Honda comemorou a quarta vitória do dia no rali, desta vez com o chileno Pablo Quintanilla a completar a etapa número cinco em 1h32m53s, mas a Hero recuperou a liderança na classificação geral com o quinto lugar de Ross Branch.
Filme da corrida
Com desempenho impecável, vitória e quase três minutos de vantagem sobre o segundo mais rápido, o piloto de fábrica da Honda, José Cornejo, conseguiu assumir a liderança da classificação geral do Rally Dakar na terça-feira. Assim, o chileno abriu a pista na manhã desta quarta-feira para a quinta etapa na Arábia Saudita.
Cornejo chegou ao primeiro posto de controle no KM 39 no 19º lugar, a perdendo 4:52 minutos para o supreendente Bruno Santos (Husqvarna) na frente. O português, que só começou a prova no 44.º lugar, estabeleceu um tempo surpreendente e distanciou o segundo Pablo Quintanilla (Honda) em 3:19 minutos.
No segundo posto de controlo, ao KM 80, Quintanilla liderava, passando de quarto para o primeiro lugar. O colega da Honda, Adrian van Beveren, seguia-o, 43 segundos atrás.
Depois Santos perdeu mais de sete minutos para Quintanilla nos 41 quilómetros entre os checkpoints 1 e 2, caindo para a 13ª posição.
Quintanilla terminou a quinta etapa em 1:32,53 horas e foi, portanto, o mais rápido, seguido por van Beveren (+37 segundos) e pelo piloto da Red Bull KTM Toby Price (+1:39 minutos). Para o chileno esta foi a sua a sétima vitória numa etapa do Dakar.
Na décima segunda posição, Cornejo perdeu 6:11 minutos para o vencedor e assim perdeu a liderança na classificação geral. Teve que devolvê-la a Ross Branch, da equipa indiana Hero Motorsports, depois de assumir a liderança na etapa de ontem. Ross Branch terminou a etapa em quinto lugar e perdeu 3:42 minutos, mas no geral está 1m14s à frente de Cornejo e 3m47s minutos à frente do terceiro, Ricky Brabec.
Como melhor piloto do grupo Pierer, Kevin Benavides (Red Bull KTM) ocupa a quinta posição da geral, mas já está mais de 20 minutos atrás.
Rui Gonçalves (Sherco) terminou a etapa na 19ª posição como melhor português, Bruno Santos (Husqvarna) foi 23º e António Maio 26º, Mário Patrão 31º, desconhecendo-se até ao momento a posição de Alexandre Azinhais.
O resultado é provisório e ainda pode sofrer alterações devido a penalizações de tempo ou créditos.
Resultados provisórios da Etapa 5
1. Pablo Quintanilla (CHL), Honda, 1:32,53 min
2. Adrien van Beveren (F), Honda, +0:37 seg
3. Toby Price (AUS), KTM, +1:39 min
4. Daniel Sanders ( AUS), KTM, +2:58
5. Ross Branch (BW), Hero, +3:42
6. Ricky Brabec (EUA), Honda, +3:48
7. Stefan Svitko (SK), KTM, + 4: 10
8. Luciano Benavides (RA), Husqvarna, +4:22
9. Skyler Howes (EUA), Honda, +4:55
10. Romain Dumontier (F), Husqvarna, +5:05
12. Jose Cornejo (CHL) , Honda, +6:11
(…)
19. Rui Gonçalves (POR), Sherco, + 7:29
23. Bruno Santos (POR), Husqvarna, + 9:39
26. António Maio (POR), Yamaha, + 10:17
31. Mário Patrão (POR), Honda, + 13:05