Dakar, Etapa 13: Últimas dunas para o ‘tira-teimas’
O Rally Dakar 2023 termina no domingo com o pódio em Dammam. Antes disso, os pilotos têm que surfar pela última vez nas dunas na etapa 13 de amanhã.
A 13ª etapa do Dakar 2023 leva os participantes do ‘Empty Quarter’’ de Shaybah a Al-Hofuf. A cidade na parte ocidental da Arábia Saudita fica a cerca de 80 quilómetros do Golfo Pérsico e tem mais de 600 mil habitantes. Os participantes têm um longo dia na moto com 673 km pela frente, dos quais apenas 153 km são especial. Mais de 80 por cento da rota cronometrada passa por dunas.
Logo após o nascer do sol, o piloto Honda Nacho Cornejo será o primeiro a ir para a especial às 6h30, hora local, seguido por Daniel Sanders (Red Bull GASGAS) e pelo líder do Dakar Toby Price (Red Bull KTM), beneficiando os três do novo sistema de bónus. O organizador ASO calcula um tempo de condução de cerca de duas horas para os pilotos mais rápidos. Após a especial, os concorrente 511 km percorrem por asfalto até ao acampamento.
A classificação na classificação geral promete uma etapa em que os 5 primeiros pilotos vão colocar tudo na balança de novo. Price lidera à frente de Skyler Howes por apenas 28 segundos, com o australiano à procura do terceiro triunfo no Dakar e o americano a querer dar à Husqvarna a sua primeira vitória no Dakar. Em terceiro lugar, 2:40 minutos atrás, vem Kevin Benavides (Red Bull KTM). Pablo Quintanilla e Adrien van Beveren não perderam as esperanças, apesar dos pilotos da Honda estarem 15 minutos atrás. Todos os pilotos nomeados começam no top 9.