Dakar, Etapa 13, Matthias Walkner, DNF: “Estou bem e em boas mãos”
“Estou bem e acredito que em boas mãos”, disse Matthias Walkner que neste momento está a caminho do hospital de Dammam, após uma queda nas dunas que lhe provocou a fractura de duas vértebras.
Na penúltima etapa do 45º Rally Dakar, Matthias Walkner caiu no primeiro terço da especial ao passar de uma duna para uma encosta oposta. O piloto austríaco da KTM imediatamente sentiu uma dor nas costas e permaneceu deitado no local do acidente. Kevin Benavides ficou a seu lado até à chegada dos socorristas, o que levou cerca de 20 minutos.
Walkner queixou-se de uma dor incómoda nas vértebras e foi levado de helicóptero para o Aeroporto de Khalfan. Teve depois que esperar quatro horas para ser transportado para o hospital em Dammam.
A boa notícia é que o vencedor do Dakar 2018 parece estar bem, tanto que relatou pessoalmente a sua situação e como aconteceu o acidente: “Errei uma saliência na duna e saltei para uma pequena encosta oposta. A moto afundou e bati no assento ou no guarda lamas com toda a força”, disse Walkner. “Percebi imediatamente que algo nas minhas costas não estava bem. Senti um aperto na parte inferior das costas e parecia que algo havia cedido. Atualmente consigo mexer tudo e sentir tudo, apenas tenho uma sensação um pouco diferente nas duas pernas e um leve formigueiro na região das costas. Mas acredito que estou em boas mãos.”
Na presente edição do Dakar, o experiente piloto de Salzburg sofreu uma dolorosa fratura no pulso no segundo dia. O austríaco chegou até a pensar em desistir, mas prosseguia em prova a lutar com bravura por um lugar no top 10.