Dakar, Etapa 12, Skyler Howes, 6º: “Não encontrei o ritmo certo e quase perdi o roadbook”
Com Skyler Howes em segundo lugar da geral, a Husqvarna pode ainda ambicionar à sua primeira vitória no Dakar. No entanto, o norte-americano não apresentou o seu melhor desempenho na etapa 12.
Skyler Howes liderou o Dakar na maioria dos dias em 2023. Nas etapas cinco, seis, oito, nove e onze, o piloto de fábrica da Husqvarna manteve-se no topo. O facto de ser o segundo a dois dias do final, a 28 segundos de Toby Price, deixou-o irritado com o seu desempenho na décima segunda etapa.
“Hoje não foi o meu melhor dia. Não consegui escalar algumas dunas, o que foi muito frustrante. E também tive que parar no posto de controle para guardar roadbook. Ao todo, foram alguns segundos aqui e ali. Foi um pouco frustrante não encontrar o ritmo, mas sinto-me bem e a navegação foi boa.” Comentou o norte-americano de 30 anos.
O piloto da Husqvarna também deve a perda da liderança ao novo sistema de bónus, que deu ao novo líder do Dakar, Toby Price (Red Bull KTM) 1:18 minutos.
“É uma loucura termos uma diferença tão estreita depois de tantos quilómetros, mas é divertido. É um pouco frustrante quando as coisas correrem menos, mas é assim que o Dakar funciona. Amanhã vamos continuar a ‘pisar’ no acelerador.” Concluiu.
Amanhã (sábado) os concorrentes deixam o bivouac em Sheybah em direção a Al Hofuf para a 13ª etapa, constituída por 521 km (especial de 154 km). A saída do Empty Quarter será a última oportunidade de ‘surfar’ nas suas cadeias de dunas. A especial curta limita o potencial de danos, mas a resistência física e mecânica ainda pode fazer a diferença.