Dakar, Etapa 12: Franco Picco fractura um dedo mas não desiste
O azar bateu hoje à porta do lendário Franco Picco. Na 12ª etapa do Dakar, o veterano piloto italiano aterrou mal na recepção de uma duna e sofreu uma pequena fratura na base do polegar direito. Mas nada que o impeça de recomeçar de novo amanhã, a ranger os dentes e com a ligadura posta pela equipa médica.
Aos 67 anos, Franco Picco é um dos mais antigos participantes do Rally Dakar 2023. Enquanto os companheiros mais jovens da marca Fantic já estão fora, o veterano continua a dois dias do final.
O número de corrida de Franco Picco aumenta em um a cada ano porque corresponde à sua idade. Este ano tem o #67 no dorsal e na moto. Há um ano o italiano era o único concorrente com uma Fantic, com 30 participações no Dakar em diferentes categorias e funções. Picco foi a escolha ideal para a pequena fábrica italiana se destacar nos rallys.
No segundo ano do projeto, três pilotos participaram com uma Fantic XEF Rally Factory. Além de Picco, estão as lendas do enduro Alex Salvini e Tiziano Internò. Ou melhor, estiveram, porque apenas Picco esteve na largada da décima segunda etapa de hoje.
Internò competiu na categoria «Original by Motul» e teve que fazer todo o trabalho na sua moto sozinho. O jornalista teve que desistir após a etapa 4. Salvini, um estreante do Dakar, viu-se excluido após a Etapa 8 e problemas na moto.
Picco é o último piloto remanescente da Fantic no Dakar 2023. Dos 94 participantes ainda em prova na categoria de motos, o veterano ocupa o 72º lugar da geral, a 19h27 minutos do líder.