Dakar, Etapa 11: O dia de (quase) todas as decisões!
Chegou a hora da verdade no Rally Dakar… esta quinta-feira, 420 km vão muito provavelmente decidir o vencedor da 46.ª edição do maior Rally Raid do mundo, dado que a última tirada terá apenas uma extensão de 175 km cronometrados!
A organização não tem problemas em afirmar que esta penúltima etapa será a mais dura de todas… não é a distância que marca a dificuldade, mas sim o tipo de terreno por onde passa o percurso que ligará Al-Ula a Yanbu.
Ricky Brabec detém a liderança da classificação geral mas a verdade é que tem três pilotos “colados a si”: Ross Branch, Adrien Van Beveren e Jose Ignacio Cornejo estão todos “dentro” de 13m48s atrás do comandante da corrida.
O norte-americano tem as estatísticas “do seu lado” porque, até ao momento, das dez etapas disputadas, em apenas duas a diferença do vencedor para o 2.º classificado foi superior a 5 minutos. Aliás, em quatro das dez etapas, a diferença entre 1.º e 2.º foi inferior a um minuto!
Claro que os três pilotos da Honda vão jogar em equipa para assegurar que a vitória final não foge à estrutura dirigida por Rúben Faria. Em jeito de antevisão, o português disse que “será a etapa mais difícil, por isso temos de ter atenção. O Ricky vai ‘abrir a estrada’ com o ‘Nacho’ e o Adrien logo atrás para o apoiar, mas eles também estão a lutar pelo pódio“.
Mas atenção que Ross Branch ocupa o 2.º posto na geral e será o 7.º a arrancar para a tirada desta quinta-feira, podendo ganhar com isso ao mínimo erro de navegação que Brabec cometa. Apesar de já não ter qualquer companheiro de equipa em prova, o piloto da Hero é uma séria ameaça à liderança… e se o atleta do Botswana desse à marca indiana a primeira vitória de sempre no Dakar?!
Por tudo isto, não perca a reportagem da etapa 11 do Dakar aqui no Motosport!
:.
(Fotos: Honda Racing Global e Hero Motosports)