Dakar, Etapa 10, Portugueses: Cinco lusos em prova com Rui Gonçalves a brilhar alto
Entre a ‘comitiva lusa’, Rui Gonçalves voltou hoje a brilhar com a Sherco SRF 450, repetindo o 11º lugar de terça-feira. Depois do seu desaire nas 48 Horas Chrono da passada sexta-feira e de um novo atraso por problemas com a moto no ínício da semana, o transmontano subiu duas posições na geral, ascendendo ao 24º lugar, a 06h37m do líder. O seu objetivo passa certamente por chegar à meta em Yanbu no top 20.
Depois de alguns azares ontem, António Maio com a Yamaha WR450 Rally ‘ex-fábrica’ fez hoje P24 na etapa, e com isso tem um lugar praticamente assegurando nos vinte primeiros, já que ocupa o 18º lugar na classificação absoluta, a 5h19m de Ricky Brabec. Quem também hoje voltou a rodar forte foi, Bruno Santos que terminou o dia no 30º lugar com a Husqvarna da X-Raids. Na classificação geral, o piloto de Torres Vedras ocupa o 29º lugar, uma posição à frente de Mário Patrão. 31º na etapa de hoje aos comandos da Honda com as cores do Crédito Agrícola. O piloto de Seia ocupa a dois dias do final do rali o 30º lugar, mas mais do que isso lidera confortavelmente o Veterans Trophy com 04h45m de vantagem sobre o tcheco David Pabiska.
Por último o quinto piloto da nossa comitiva, Alexandre Azinhais com a KTM do Club Touareg, também completou a décima etapa no octagésimo lugar.
É com satisfação que continuamos a ver os 5 portugueses em prova, que poderiam ser 7, caso não houvesse os abandonos permaturos de Joaquim Rodrigues e Sebastian Buhler – dois dos nossos ‘pesos pesados’.
Amanhã, a Etapa 11 leva os concorrentes de Al ‘Ula a Yanbu, com uma ligação de 107 quilómetros e a última grande especial desta edição com um total de 480 km cronometrados. A maior parte da especial é em terreno árido e acidentado, sendo o último desafio físico para os concorrentes antes do último dia de sexta-feira.