Dakar 2018: Sam Sunderland vence etapa e é o novo líder
O vencedor da edição 2017 do Dakar, voltou a assumir esta segunda feira a liderança da prova, depois de ter sido o primeiro líder do Dakar 2018.
Sam Sunderland (KTM) recuperou o tempo perdido na fase inicial da etapa, que ligou Pisco a San Juan de Marcona, no Peru, na distância de 502 km, 295km dos quais em sector selectivo, já na parte final acabando por cortar a linha de chega com o tempo de 3h2043s, e relegando para a segunda posição Kevin Benavides (Honda) que gastou mais 3m03s que o britânico.
A terceira posição nesta etapa foi ocupada por Toby Price (KTM) que gastou mais 3m28s, terminando a etapa na frente de Pablo Quintanilla (Husqvarna) liderou grande parte da etapa para terminar na quarta posição a 4m20s.
Já Joan Barreda (Honda) que partiu para esta etapa como líder da prova, acabou por cometer um erro de navegação na fase final da prova, tendo andado perdido e acabou a etapa a 27m49s do vencedor, afundando-se na classificação geral.
O mesmo aconteceu a Xavier de Soultrait (Yamaha) que seguiu Barreda e andou perdido durante algum tempo, menos que o espanhol e perdeu 11m52s para o vencedor desta terceira etapa, enquanto Adrien Van Beveren (Yamaha) que partiu para esta etapa na segunda posição, terminou a tirada na 18ª posição a 13m11 do vencedor.
Desta forma Sunderland é o novo líder da prova, enquanto Kevin Benavides é segundo a 4m38s e Pablo Quintanilla é terceiro a 5m.
Já Adrien Van Beveren desceu de segundo para sétimo e está agora a 10m37s de Sunderland, enquanto Joan Barreda pode ter dito adeus a uma vitória no Dakar, depois de ter caído para 15ª posição da geral a 22m45s do líder da prova
Já o único português em prova na categoria de motos, Fábio Mota, terminou a terceira etapa na 72ª posição a 1h35m39s, ocupando agora a 65ª posição da classificação geral