Dakar 2018: Mau tempo na origem do cancelamento da etapa 12
Para já ainda não existe nenhuma confirmação oficial sobre as verdadeiras razões de segurança que levaram ao cancelamento da 12º etapa do Dakar para motos e quads, mas alguns meios de comunicação social estrangeiros estão a avançar com a notícia de que tudo está relacionado com as más condições meteorológicas, que também estiveram na base do cancelamento da nona tirada.
O site ‘Somos Dakar’ diz mesmo que durante a última noite era esperado mau tempo na zona por onde ia passar o setor seletivo da antepenúltima jornada da 40ª edição do Dakar. Desta forma o terreno iria ficar em muito mau estado, o que colocaria em causa a segurança dos concorrentes destas duas categorias.
Segundo a publicação espanhola ‘Marca’ esta forte possibilidade levou a organização do Dakar a alterar o percurso da etapa, passando os concorrentes das motos e quads a tomar o caminho dos pilotos dos autos e camiões, partindo a seguir a estes. Proposta que, depois de ouvida, não recebeu a aprovação por parte dos pilotos que, prontamente, afirmaram que a sua segurança não estava garantida. Isto depois de na véspera já terem partido para a 11ª etapa intercalados com os concorrentes dos autos e camiões.
Por isso a organização do Dakar, a Amaury Sport Organisation, tomou a decisão mais drástica de todas de modo a evitar complicações, numa fase em que a corrida entrou na sua fase final.