Dakar 2018: Kevin Benavides aproxima-se de Matthias Walkner
Com os resultados verificados na 11ª etapa do Dakar, Matthias Walkner igualou Adrien Van Beveren, que já abandonou, na estatística de serem os únicos pilotos, que até ao momento, seguraram a liderança por dois dias consecutivos.
Porém o piloto da KTM viu o seu novo rival directo Kevin Benavides, agora que Joan Barreda Bort desistiu, ganhar quase 10 minutos. Quando restam três etapas para a conclusão da 40ª edição do Dakar os homens da KTM e Honda estão separados por 32m00s e tudo pode ainda acontecer ou não estivéssemos numa das edições do Dakar mais duras e imprevisíveis dos últimos anos.
O terceiro posto é pertença do vencedor do dia, Toby Price. O australiano está a 39m17s do primeiro e quererá ainda ter uma palavra a dizer. O ‘semi-privado’ Gerard Farrés Guell manteve a quarta posição e está a 10 minutos da posição à frente, aquela em que terminou a corrida em 2017. O top cinco, onde estão quatro KTM contra uma Honda, é fechado por Antoine Méo.
Apesar de estar a ter um prova de altos e baixos, Ricky Brabec continua a subir na classificação geral e já sexto, segundo melhor homem da Honda. Segue-se o surpreendente Johnny Aubert, que está a dar nas vistas neste seu regresso ao Dakar bem como da Gas Gas. Antigo campeão do mundo de enduro, Aubert tem feito uma corrida imaculada onde certamente que está a contribuir para este resultado os conselhos do chefe de equipa e antigo piloto, Giovanni Sala.
O substituto do lesionado Paulo Gonçalves, José Ignacio Cornejo, depois de muito ameaçar finalmente conseguiu entrar no top 10 e é agora o nono. O piloto chileno está atrás do azarado e compatriota Pablo Quintanilla, melhor piloto da Husqvarna, que tem visto nos diversos problemas mecânicos da sua moto uma fonte de muitos minutos perdidos.
O lote dos 10 primeiros é completo com Oriol Mena, piloto que lidera a classificação dos melhores estreantes. Mena tem estado a um grande nível nas últimas etapas e aí estão os frutos a serem recolhidos pelo piloto da indiana Hero MotoSports. O mesmo não se pode dizer do anterior líder dos ‘rookies’ e atual segundo dessa classificação, Jonathan Barragán, que tem sentido muitas dificuldades nos últimos dias. O espanhol da Gas Gas está em 16º.
De referir que entre o top 10 estão representados cinco construtores diferentes: KTM, Honda, Husqvarna, Gas Gas e Hero (Speedbrain).
Destaque ainda para Dani Oliveras, Daniel Nosiglia e Laia Sanz, a melhor piloto do género feminino em prova, que continuam na luta incessante por um passaporte para os 10 primeiros. Em recuperação está o binómio Joan Pedrero/Sherco, que depois de um início de Dakar muito decepcionante estão agora em 14º.
Classificação geral provisória:
- Tweet
-
- Pin It
-
W2RC, Marrocos, Et.2: Schareina despoja Branch de líder, Buhler abandona8 Outubro 2024 14:37
-
W2RC, Ruben Faria: “Vai ser um rali difícil, no último mês choveu muito em Marrocos”3 Outubro 2024 12:00