Dakar 2017: Sam Sunderland o primeiro inglês a vencer a prova
Sam Sunderland, alcançou a com vitória na edição 2017 do Dakar um feito histórico para o desporto britânico, já que desde que em 1979 arrancou a primeira edição da prova, denominada na altura Paris-Dakar, até à data nenhum piloto britânico tinha conseguido ser campeão do Dakar.
Desta feita a vitória deste ano faz entrar Sunderland nos livros da historia do desporto britânico, derrubando uma barreira que estava difícil de superar. Os britânicos nunca tinham sido tão felizes no Dakar, nem de carro, nem moto, nem de camiões ou quads, nunca um britânico tinha chegado ao lugar mais alto do pódio, até hoje.
O piloto que mais perto esteve desse feito foi Andrew Cowan, que aos comandos de Mitsubishi, alcançou o terceiro posto na edição de 1984 e um segundo lugar em 1985. Dai para cá nenhum piloto consegui chegar aos lugares do pódio no Dakar.
Sam Sunderland com 27 anos de idade alcança com esta vitória o seu maior êxito desportivo e coloca o seu país na lista dos vencedores do Dakar, depois de no ano passado Toby Price, seu companheiro de equipa ter feito o mesmo com a Austrália.