Dakar 2017, etapa 5: Pilotos já rodam Paulo Gonçalves penalizado desce a 16º
É a segunda etapa em território boliviano e o mesmo é dizer que é o segundo dia em altitude para os pilotos deste Dakar.
A etapa de hoje com 477 quilómetros cronometrados promete novamente ser bastante complicada a exemplo do dia de ontem e será o momento para se saber como vai reagir Joan Barreda, depois da penalização que sofreu na quarta etapa e que o empurrou para a 10ª posição da geral a 41m41s de Pablo Quintanilla que é o novo líder da prova.
Entre os portugueses, Hélder Rodrigues assumiu o lugar de melhor português estando a 57m07s do primeiro na 12ª posição, enquanto Joaquim Rodrigues está em 13º a 1h04,53s.
Paulo Gonçalves foi um dos penalizados do dia ao descer para 16º, depois da organização da prova ter penalizado o piloto português em 48m20s depois de ter reabastecido fora do local permitido. Mário Patrão está em 23º e Gonçalo Reis em 30º. Esta quinta etapa do Dakar não vai contar com a presença de David Megre, que foi obrigado a abandonar na etapa de ontem, mas Luís Portela de Morais está em prova ocupando 50ª posição atrás de Pedro Bianchi Prata que é 46º.
Já Rui Oliveira está na 5ª posição na frente do seu companheiro de equipa Fausto Mota, enquanto Fernando Sousa Jr é 57º.