Baja TT Montes Alentejanos, Final: António Maio abre temporada a vencer
A Baja TT Montes Alentejanos foi o palco de uma animada ronda de abertura do campeonato nacional de Todo-o-Terreno.
Martim Ventura venceu o primeiro setor seletivo – disputado no sábado – com uma vantagem de 1,8 segundos sobre António Maio mas o piloto da Yamaha viria a ser penalizado em 2m30s por ter “cortado” percurso.
Com isto, Maio foi para a etapa de domingo com alguma margem para gerir a corrida. Ventura voltou a ser o mais rápido nos 156 km do SS2 mas o “Capitão” terminou a 1m28s do jovem e levou consigo o triunfo.
Apesar da penalização, ficou claro que vamos ter uma grande disputa pelo título absoluto em 2022 entre os dois pilotos da Yamaha!
Na classificação geral da prova bejense, Fábio Magalhães subiu ao degrau intermédio do pódio, dominando por completo a categoria TT1 na sua estreia com a Honda do Team Bianchi Prata.
No seu regresso ao Todo-o-Terreno, Daniel Jordão falhou o pódio absoluto por apenas 12 segundos depois de também ele ter sido alvo de uma penalização de 2m30s, à semelhança de Martim Ventura.
Apesar disso, o campeão nacional de 2019 teve de atacar até ao fim para defender o 4.º posto face a Micael Simão. O piloto da GasGas foi o vencedor da classe TT3, terminando a somente 1 segundo de Jordão na classificação geral.
Na sua estreia absoluta no CNTT, Bruno Charrua alcançou um excelente 6.º lugar à frente dos mais experientes Bernardo Megre, João Duarte, do veterano David Megre e de Miguel Castro.
Vítima de um problema técnico no SS1 que o fez perder 40 minutos, Gustavo Gaudêncio foi 3.º no SS2 mas, apesar do esforço, terminaria apenas na 28.ª posição da classificação geral.
O campeonato nacional de Todo-o-Terreno prossegue nos dias 25, 26 e 27 de Março em Góis.
:.
(Foto: A2 Comunicação)