TT – Baja Portalegre 500: António Maio termina o dia em primeiro
Chegou ao fim o primeiro dia da Baja Portalegre 500, derradeira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. No final dos 83 quilómetros cronometrados que compuseram o segundo setor seletivo, António Maio levou a melhor e com isso ascendeu ao comando da prova.
O atual líder do Nacional bateu por 27s Luís Oliveira, que havia sido o mais forte no Prólogo, não obstante o facto de de ter visto a sua Yamaha calar-se na passagem da famosa ribeira da prova alentejana e que há dois anos tantos problemas deu a Maio. Determinado a conquistar o segundo título nacional consecutivo, Maio, que também lidera a categoria TT2, parte para o último dia de competição com 26,7s de vantagem sobre Luís Oliveira, que venceu a Baja Portalegre o ano passado.
Piloto que compete regularmente no enduro, Luís Oliveira parece dar-se bem com a prova alentejana e neste momento parece o ser o único homem com hipóteses para incomodar António Maio.
No terceiro posto está Sebastian Bühler, que estreia-se aos comandos de uma Yamaha 450cc. Atual campeão da categoria TT1, destinada às motos de menor cilindrada, Bühler está ainda a aprender os segredos da nova moto e neste momento está a 1m24s do topo da classificação. Ainda com hipóteses remotas de ser campeão Nacional absoluto, Bühler confidenciou ao MotoSport que está apenas a desfrutar da prova e que alcançar o título absoluto é praticamente impossível.
No quarto posto está João Lourenço, piloto que também vem do enduro. O homem da Sherco foi bastante regular durante o dia e no final ficou a 2m58s do topo da classificação. Gustavo Gaudêncio fecha o top cinco e é o comandante entre os pilotos da categoria TT3, onde é líder e pode amanhã sagrar-se campeão.
Nota ainda para o sexto lugar de João Vivas, outro piloto proveniente do enduro. Vivas esteve muito bem no Prólogo, onde foi terceiro, mas algumas saídas de pista no segundo setor seletivo fizeram o jovem piloto perder algum tempo importante e assim cair para o sexto lugar. Por último referência para Hélder Rodrigues, que veio até Portalegre preparar a presença do Dakar. Na classificação geral o piloto da Yamaha fecha o dia no nono posto.