Africa Eco Race, Etapa 8: Quedas de Cerutti e Botturi dão triunfo a Pol Tarrés
Beneficiando das quedas de Alessandro Botturi e de Jacopo Cerutti, Pol Tarrés triunfou pela segunda vez numa etapa do Africa Eco Race. Na classificação geral provisória, a três etapas do fim, Cerutti continua na liderança com a Aprilia Touareg 660, 3:03 minutos à frente de Alessandro Botturi.
No final da especial de 390 km entre Chami e Amodjar, não havia dúvida de que todo o terreno e dificuldades que podem ser encontrados em África estavam à mostra, no coração da esplêndida paisagem desértica da Mauritânia e sob temperaturas excepcionalmente altas.
Mais uma vez, na categoria de motos, os três primeiros pilotos da classificação geral cruzaram juntos a linha de chegada. Alessandro Botturi foi o primeiro a partir de Chami esta manhã, mas caiu pela primeira vez na pequena faixa de dunas após 10km. Quando voltou a colocar a sua Yamaha Teneré 700 de pé, o italiano viu a Aprilia 660 Tuareg do seu compatriota Jacopo Cerutti, que tinha largado 2 minutos atrás, alcançá-lo. Os dois homns rodaram desde então juntos. Chegaram a cair exatamente ao mesmo tempo, para deleite dos fotógrafos posicionados naquele local, que imortalizaram as duas cambalhotas frontais perfeitamente coordenadas.
Tudo isto explica porque Pol Tarrés voltou a apanhar os dois líderes aos 50 km da etapa, apesar de ter largado 8 minutos atrás. As duas Yamaha e a Aprilia percorreram todo o percurso juntos. No final, o andorriano Tarres venceu a sua segunda especial com uma vantagem de 5m48s sobre Cerutti e 7m51s sobre Botturi. O segundo piloto da Aprilia, Francesco Montanari, também esteve muito bem, 4º e agora perfeitamente no ritmo dos líderes.
Mais uma vez, o italiano Giovanni Gritti venceu a classe 450 com a sua Honda, à frente da Beta do seu compatriota Francesco Muratori e da KTM do surpreendente suíço Alexandre Vaudan ; na 5ª posição da geral, Vaudan ainda é líder do desafio ROOKIE RIDER BY ACERBIS à frente de Francesco Muratori e de Marco-Aurelio Fontana numa Husqvarna. Na categoria MOTUL XTREM RIDER , o francês Patrice Carillon venceu pela primeira vez, conquistando um belo 16º lugar. Lidera a categoria à frente dos seus compatriotas Antoine Detourbet e Nicolas Bottu.