África Eco Race apresentado em Lisboa
Decorreu hoje em Lisboa a apresentação da nona edição do África Eco Race. Num evento onde estiveram presentes os pilotos lusos que vão participar na prova, coube a um dos organizadores desta aventura, Jean-Louis Schlesser – em substituição do hospitalizado – Rene Metge, apresentar este rally raid, que teve a sua primeira edição em 2009.
A nona edição do África Eco Race vai se realizar entre 29 de dezembro e 14 de janeiro de 2017. À semelhança do que sucedeu em 2016, o tiro de partida para a prova será dado no Principado do Mónaco, o ‘templo do desporto automóvel’, segundo Schlesser, onde serão realizadas as habituais verificações técnicas e administrativas entre o dia 29 e 30. A prova irá começar no dia 31 junto ao circuito de Fórmula 1. Saindo da Europa o África Eco Race irá atravessar Marrocos, Mauritânia e Senegal, onde tudo irá terminar no mítico Lago Rosa. Ao todo serão 12 etapas cronometradas, que vão perfazer um total de 6500 quilómetros durante 15 dias.
Para 2017 a organização do África Eco Race pretende novamente reduzir o tempo de ligação nas etapas e colocar à prova a navegação dos concorrentes, pois segundo Jean Louis Schlesser, é “necessário dar a hipótese de todos os pilotos sobressaírem através da navegação. O África Eco Race é uma aventura fora do comum e uma verdadeira prova de navegação”.
Em termos de contingente luso, serão seis os pilotos que vão tentar ultrapassar as dificuldades de 12 duros dias de competição. Tal como em 2016, Fernando Sousa e Fernando Sousa Jr. voltam a marcar presença no África Eco Race, mas desta feita terão a companhia de Alexandre Azinhais, Didier Frederico, Sérgio Castro e João Rolo. Chegar ao fim da prova é o denominador comum destes seis aventureiros.