Vídeo MXON: Faz hoje 22 anos que Portugal terminou em 8.º em Namur!
No dia 30 de Setembro de 2001, fez-se história no Motocross português!
Nesse ano, Namur foi o palco do Motocross das Nações e a seleção lusa apresentou-se com a melhor equipa de sempre: Joaquim Rodrigues em 250cc (na altura piloto de fábrica da Honda no mundial de MX), Paulo Gonçalves em Open (multi-campeão nacional e vice-campeão europeu de MX 250cc) e Rui Gonçalves em 125cc (campeão nacional de MX 125cc e prestes a ingressar no campeonato do mundo no ano seguinte).
Logo nas qualificações de sábado se viu o potencial desta seleção: aos comandos de uma Honda CR125 da equipa mundialista Martin Racing, Rui Gonçalves realizou o “holeshot” e alcançou um brilhante 6.º lugar na sua corrida enquanto que Paulo Gonçalves foi 12.º em Open. Por sua vez, Joaquim Rodrigues não teve a sorte do seu lado e, após um ótimo arranque, viria a ser forçado a abandonar. Ainda assim, Portugal apurou-se para a corrida principal de domingo com um 12.º posto. Mas o melhor estava guardado para domingo…
Na manga 125cc/Open, Paulo Gonçalves foi o 14.º classificado e Rui Gonçalves o 26.º (10.º entre os pilotos das oitavo-de-litro). Portugal estava na 8.ª posição da classificação geral após esta corrida…
Na manga 125cc/250cc, Joaquim Rodrigues deu nas vistas com um excelente 9.º lugar e, desta vez, Rui Gonçalves foi 28.º e 11.º na sua classe. A equipa lusa ia para a última corrida do dia na 10.ª posição da geral…
Por fim, na manga 250cc/Open, Joaquim Rodrigues alcançou o 10.º posto e 6.º entre os concorrentes das “dois e meio”. Quanto a Paulo Gonçalves, o “Speedy” foi o 21.º classificado absoluto e 10.º melhor em Open.
Com os resultados nesta última corrida, Portugal superou a Espanha e a Finlândia na classificação geral e terminou a edição de 2001 do Motocross das Nações num histórico 8.º lugar!
Curiosamente, em 2005, foram precisamente Joaquim Rodrigues, Paulo Gonçalves e Rui Gonçalves a repetirem este resultado para a seleção lusa, até hoje os melhores resultados de sempre do nosso país no MXON.
Fique com um vídeo da histórica corrida de 2001 em que os portugueses aparecem com o n.º 40 (Rui Gonçalves), n.º 41 (Joaquim Rodrigues) e n.º 42 (Paulo Gonçalves)!
:.
(Foto: Rodrigo Castro)