FIM Superside, Estoril: Harry Payne/Kevin Rousseau são campeões do mundo
A última corrida do Campeonato do Mundo de Sidecar no Estoril foi tão emocionante como toda a temporada. A dupla anglo francesa Harry Payne/Kevin Rousseau manteve a calma e conquistou o título mundial, sempre sob a pressão de Markus Schlosser/Luca Schmidt.
O final da temporada do Mundial de Sidecar de 2024 não é para os fracos de coração. Para conquistar o título, nem os líderes do campeonato Markus Schlosser/Luca Schmidt (Gustoil Sidecar Racing) nem os seus únicos adversários restantes, Harry Payne/Kevin Rousseau (Steinhausen Racing) poderiam cometer um erro.
Na partida para a décima segunda e última corrida do mundial FIM Superside, contou-se com um maravilhoso clima do final do outono no Estoril, circuito que já deu outros campeões mundial em anos recentes nesta competição de sidecars, todos impulsionados por motores Yamaha R6.
A diferença entre os dois candidatos ao título na largada/chegada nunca foi superior a alguns décimos de segundo. Na 13ª volta, Schlosser conseguiu conquistar a primeira posição pela primeira vez, mas teve de desistir novamente. O espetáculo repetiu-se diversas vezes nas últimas quatro voltas, para deleite dos espectadores nas bancadas. No fina da recta da meta, Schosser por diversas vezes chegava ao final na frente, mas rapidamente era fechado pela dupla Harry Payne/Kevin Rousseau que recuperavam a liderança.
Conseguiram manter a calma, apesar da pressão de Schlosser/Schmidt e cruzaram a linha de chegada com uma vantagem de 53 milésimos de segundo. Na contagem final do Campeonato do Mundo, a dupla anglo-francesa prevaleceu sobre os concorrentes com 255 pontos.
Resultado, Estoril, corrida principal
1. Harry Payne/Kevin Rousseau (GB/F), ARS Yamaha, 17 voltas em 30:16.785 min 2. Markus Schlosser/Luca Schmidt (CH/D), LCR Yamaha, 0,053 seg. 3. Tim Reeves/Mark Wilkes (GB), ARS Yamaha, +28,482 sc. 4. Pekka Päivärinta/Adam Christie (FIN/GB), ARS Yamaha. 5. Bennie Streuer/Ferry Segers (NL), ARS Yamaha.
Classificação final do Campeonato do Mundo (após 12 corridas)
1. Payne/Rousseau (GB/F), 255 pontos. 2. Schlosser/Schmidt (CH/D), 252 pts. 3. Christie/Christie (GB), 162 pts. 4. Päivärinta/Christie (FIN/GB), 140 pts. 5. Todd Ellis/Emmanuelle Clément (GB/F), 133 pts.