Troy Bayliss regressa à competição aos 48 anos
Bem que, esta notícia, podia ser uma mentira de 1 de abril, mas é mesmo verdade e simplesmente serve de inspiração que nunca é tarde para continuarmos ativos e a fazermos aquilo que verdadeiramente amamos.
Aos 48 anos – fará 49 a 30 de março de 2018 – Troy Bayliss anunciou a sua saída da reforma para regressar à competição. O australiano vai competir a tempo inteiro no Campeonato da Austrália de Superbikes aos comandos de uma Ducati 1299 Panigale R Final Edition, que será inscrita pela DesmoSport Ducati Team, equipa que conta com o apoio de fábrica e é propriedade do próprio Bayliss em conjunto com o antigo piloto australiano, Ben Henry.
O piloto ‘aussie’ confidenciou que esta é uma ideia que já vem detrás. “Foi um cenário que, inicialmente, foi equacionado com a lesão, a meio da última época, do Callum Spriggs. No entanto nessa altura não me senti muito bem para voltar a competir”.
Apesar de querer regressar ao ativo, Troy adiantou que inicialmente preferia ver um “piloto jovem a competir. Porém depois de rodar com a moto senti que precisava de participar no campeonato e vencer o meu próprio título de campeão australiano de superbikes”.
Troy referiu que desde, que foi tomada a decisão final de regressar, completou “muitos quilómetros”, em ensaios, para além de ter “competido nas 300cc”. “Sinto claramente que tenho ‘coisas a resolver’ neste campeonato. Em termos físicos tenho pela frente algum trabalho, mas depois de testar a moto e estar presente no Adelaide Motorsport Festival sinto que estou à altura da tarefa”.
De referir que ao longo da sua carreira, em termos internacionais, Troy Bayliss tem um currículo de luxo. É tricampeão do mundo de Superbikes – sempre com uma Ducati em mãos – e venceu 52 corridas, sendo apenas superado pelos também lendários Carl Fogarty e Jonathan Rea.
Na sua carreira conta ainda com passagem pelo MotoGP, onde venceu o Grande Prémio da Comunidade Valenciana em 2006, a tal corrida onde o malogrado Nicky Hayden obteve o seu único título mundial na classe rainha. Triunfo obtido, aos comandos de uma Ducati oficial, numa contenda onde participou como substituto do lesionado Sete Gibernau e quando já tinha 37 anos. Nesse mesmo ano, Bayliss viria a sagrar-se bicampeão do mundo de Superbikes.
A primeira jornada do Campeonato da Austrália de Superbikes terá lugar em Philipp Island e decorrerá entre os dias 23 e 25 de fevereiro em concomitância com a jornada inaugural do Mundial de Superbikes. Caso consiga o título nacional, algo que nunca obteve na sua carreira, Troy Bayliss será o piloto mais velho de sempre a alcançar um título num campeonato nacional de motociclismo de velocidade.