SBK, Superpole: Emoção à altura com Bautista na pole
Sabendo a importância de partir na linha da frente em Misano, esperava-se uma Superpole repleta de surpresas. Ao contrário do que aconteceu na corrida de ontem, as condições climatéricas melhoraram, trazendo mais sol e calor para o traçado italiano.
Depois de um excelente arranque de Rea, que partiu da primeira posição, o britânico segurou a liderança na primeira curva. Cortese e Bautista também começaram bem, passando para segundo e terceiro, respetivamente. O espanhol viria a fazer a ultrapassagem ainda na primeira volta, quando caía já Cavalieri.
Depois de passar Cortese para segundo, Bautista começou a pressionar Rea que estava cada vez mais perto. Os dois já tinham marcado os melhores tempos no warm up, o que se refletiu numa luta acesa pela liderança nesta Superpole.
À terceira volta, na passagem pela reta, Bautista foi mais forte e ultrapassou Rea. O espanhol atacou na altura certa, deixando para trás o britânico até ao final da sessão. O piloto procurava mais uma vitória, num circuito onde a Ducati já tem 80 pódios.
O fim-de-semana parece não estar a correr bem para Davies que caiu na curva 14 na quarta volta. Sykes lutava pela quarta posição com Lowes atrás de si mas começava a perder o ritmo, tendo sido ultrapassado pouco depois.
Pouco depois, mais uma queda para Delbianco. Nesta altura, era visível a diferença entre Cortese e Baz. Ao passo que ontem foi o francês a brilhar, hoje foi o alemão a começar a dar nas vistas. Estava quase com o mesmo ritmo de Rea e na luta por um lugar na linha da frente.
Um pouco mais para trás, continuava a batalha entre Haslam e Razgatlioglu. O piloto britânico perdeu vários pontos na corrida de ontem, depois de uma queda. Apesar de estar um pouco apagado no campeonato, Haslam mantinha-se a um bom ritmo nesta corrida.
Numa altura e que faltavam apenas quatro voltas para o final, queda para Cortese que seguia na terceira posição. Lowes toma rapidamente o seu lugar, depois de ter caído ontem quando seguia na liderança. Num evento raro, é Rea que cai a seguir. O piloto da Kawasaki protagonizou um momento curioso em que permanece agarrado à mota, no meio da pista, no momento é que foi ao asfalto. Apesar de, devido à sua rápida resposta, ter perdido pouco tempo, desceu ao sexto lugar.
Enquanto isto, Bautista continuava seguro na primeira posição, com Lowes em segundo e Sykes, a repetir a boa prestação de ontem, em terceiro.
Apesar de tudo, as surpresas não terminaram por aqui. Já na última volta, Haslam ultrapassa Sykes que parecia estar com algum problema mecânico. A situação viria, de facto, a verificar-se quando o piloto britânico desiste da corrida. Com todas as quedas e esta desistência de Sykes à última hora, formou-se uma primeira linha bastante interessante.
Bautista somou a sua 14ª vitória, depois de ontem não ter tido hipótese de discutir a liderança com Rea. O espanhol terminou esta sessão no primeiro posto, com todo o mérito. Isto, porque quando Rea sofreu a queda o piloto da Ducati já seguia na frente há algum tempo.
Apesar de ter caído logo no início, Davies ainda terminou a corrida, mas fora dos pontos, na última posição.
Com toda esta confusão, Haslam regressou às posições da frente e segurou o terceiro lugar. O britânico arrecadou aqui pontos importantes. Está em quinto no campeonato, a apenas 14 pontos de Lowes. No final, o piloto britânico ressalvou a importância do terceiro lugar conseguido para a segunda manga, depois da queda na corrida anterior. “Depois de algumas corridas ausente, voltei a ter boas sensações”.
Pontos importantes também para Lowes que está a 37 pontos de Van der Mark, na terceira posição no campeonato. O piloto da Yamaha mostrou-se confiante para a corrida, visto que conseguiu garantir um lugar a linha da frente.
Bautista mostrou-se muito satisfeito no final da sessão, depois de somar 12 pontos que o ajudam a afastar-se de Rea. “Senti-me muito melhor hoje com a pista seca. Fiz um bom arranque e esforcei-me muito para ficar na frente. Estou confiante para a segunda manga que será uma corrida importante”.
O espanhol tem agora mais hipóteses de se afastar ainda mais de Rea no campeonato. Na sequência da queda sofrida nesta Superpole, o piloto da Kawasaki irá sair de quinto, na segunda linha da grelha, depois de ainda ter conseguido recuperar uma posição no final da sessão.