Emocionante 1ª Corrida em Jerez do troféu ZCUP.PT com vitória do piloto catalão Joan Sarda
As 10 voltas da 1ª Corrida do Troféu ZCUP.PT ao traçado do Circuito de Jerez foram disputadas com grande intensidade e luta pelos lugares cimeiros. Os pilotos portugueses tiveram desta vez que medir forças com os espanhóis da European ZCUP, que já vai na VI temporada, alguns com palmarés considerável e muita experiência acumulada que deixavam antever aos pilotos lusos um “osso duro de roer” em pista.
Com uma grelha de partida com 4 pilotos espanhóis na frente e com o primeiro português a 3 segundos da pole, teria de haver muita concentração e sacrifício em pista para conseguir rodar no andamento dos “nuestros hermanos” , habituados a provas de 19 voltas e certamente conhecedores do circuito e do comportamento da própria moto .
O piloto catalão Joan Sarda com o #121 vinha precisamente de uma vitória alcançada no passado mês de Abril no circuito de Cheste na primeira prova do Troféu European ZCUP de 2018. Com Oscar Ibañez, que tinha feito a pole , Joan Sarda lutou até final pelo lugar mais alto no pódio, tendo trocado de posições com Ibañez, ambos a rodarem no minuto .53, piloto que apenas este ano e pela primeira vez está a disputar o European ZCUP. Lembramos que Oscar Ibañes era piloto de Superbikes em 2011 quando sofreu um grave acidente que o deixou em coma durante 23 dias, mesmo assim voltou a competir e é um dos monitores da escola de pilotagem Noyes Camp.
Pouco mais atrás e na luta pelo 5º e 6º lugar vinham os pilotos da ZCU.PT , Maximiano e Bottoglieri, a rodarem no minuto .55 e .56, que lutaram entre si até final sendo que Max com o #19, um estreante no Troféu ZCUP.PT deste ano, conseguiu ultrapassar Bottoglieri na última volta e cortar a meta no 5º lugar, ficando ambos à frente do piloto espanhol José Luis Martinez do Team Permak que cortou a meta no 7º lugar.
Amanhã domingo, de manhã, terá lugar a 2ª corrida que deixa tudo em aberto e veremos se os pilotos do ZCUP.PT não terão analisado melhor as trajectórias realizadas pelos pilotos espanhóis e puderem conseguir disputar os lugares da frente, até porque em velocidade de ponta parece ser que as motos do troféu nacional têm alguma vantagem sendo que o top 5 das velocidades mais altas em pista pertence às motos portuguesas.