WWCR, Estoril: Carrasco vence corrida demolidora
A primeira corrida do Campeonato do Mundo Feminino no Estoril terminou com bandeira vermelha a 4 voltas do final, após uma chuva forte que originou várias quedas. A vitória foi atribuída à líder do campeonato Ana Carrasco que sofreu forte oposição da compatriota Maria Herrera.
O Estoril é o quinto e penúltimo encontro do novo Campeonato Mundial Feminino de Circuit Racing – WorldWCR. É pouco provável que a campeão mundial seja coroada em Portugal, visto que Ana Carrasco está apenas nove pontos à frente de Maria Herrera.
Na Superpole de sexta-feira, Ana Carrasco garantiu o primeiro lugar do grelha. A espanhola deveria ter Maria Herrera e Beatriz Neila ao seu lado na primeira linha, mas como Herrera teve um problema técnico no ‘grid’ de largada, a espanhola teve que largar da última posição.
Quando a corrida começou às 12h45 o sol aparecia hesitantemente por entre as nuvens, mas estava nublado e a pista estava húmida em alguns lugares. Carrasco inicialmente arrancou na frente, mas no final da primeira volta Herrera estava na quinta posição e após a volta 3 a piloto tinha avançado e já estava na roda traseira da sua compatriota. Neila estava a apriximar-se das duas primeiras.
No final da sétima volta, as três espanholas estavam 5,4 segundos à frente das suas perseguidoras quando começou a chover. Carrasco, que liderava, só conseguiu evitar a queda na curva 1 e Herrera assumiu o primeiro lugar. Quando Tayla Relph, Emily Bondi e Chun Mei Liu caíram, a corrida foi interrompida e contada no último cronometragem – e Carrasco. estava à frente de Herrera e Neila na linha de meta! Com a vitória, Carrasco ampliou a vantagem sobre Herrera em cinco pontos, para 14 pontos.
A portuguesa Rafaela Peixoto que está presente como wild card no Estoril concluiu a prova na 22ª posição, a 1 volta da vencedora. “Foi fantástico estar ao lado da Maria Herrera da qual sou fã e tirar uma foto ao lado da Ana Carrasco. Estou a viver um sonho”, disse a piloto de Sintra em declarações à SportTV.