WSSP300: Mahendra campeão na primeira vitória da Kove
A última corrida do WorldSSP300 ficará na história, com o indonésio Mahendra a garantir o título e a marca chinesa Kove a conquistar a primeira vitória nas pesos-leves.
O Mundial de Supersport 300 terminou no Circuito de Jerez – Angel Nieto com Aldi Mahendra (Team BrCorse) a tornar-se no primeiro Campeão do Mundo da Indonésia com o sexto lugar na Corrida 2, enquanto Julio Garcia (KOVE Racing Team) conquistou a primeira vitória da Kove no palco mundialista.
Mahendra precisava de apenas quatro pontos para garantir o título e o indonésio assegurou que estava no grupo da frente durante as 11 voltas da corrida. O final do ano foi imprevisível como sempre, com o rival Loris Veneman (MTM Kawasaki) a terminar um lugar à frente do #57, mas com o holandês a precisar de vencer e com os resultados a correrem a seu favor, o título vai para a Indonésia nas mãos de Mahendra com o seu sexto lugar.
Também houve história para o vencedor da corrida, Julio Garcia, quando a sua manobra na última volta lhe deu a vantagem sobre Antonio Torres (ProDina Kawasaki Racing) na corrida até à bandeira axadrezada. O #48 foi capaz de resistir à pressão do piloto substituto na longa corrida até à meta para conquistar a sua primeira vitória no WorldSSP300 e a primeira do fabricante chinês Kove na classe na sua segunda época. O pódio foi completado por Torres em segundo e pelo outro piloto da Kove, Marc Garcia, com a marca chinesa a colocar duas motos no pódio.
Depois da corrida que fez história, o jovem de 18 anos Aldi Mahendra disse: “Estou muito feliz. Este é o meu sonho desde criança. Quando via o meu irmão a correr na WorldSSP300 e na WorldSSP, queria ser como ele! Finalmente, tenho a oportunidade de correr aqui e posso ser Campeão do Mundo… é incrível para mim e para a minha família. Estou muito feliz. Sou o primeiro Campeão do Mundo indonésio. É incrível”.
Corrida 2 WSSP300, Jerez:
1 Julio Garcia (KOVE Racing Team)
2. Antonio Torres (ProDina Kawasaki Racing) +0.028s
3. Marc Garcia (KOVE Racing Team) +0.230s
4. David Salvador (MS Racing) +0.342s
5. Loris Veneman (MTM Kawasaki) +0.538s
6. Aldi Mahendra (Team BrCorse) +0.545s
Volta mais rápida: Gonzalo Sanchez (Yamaha) – 1’51.713s, novo recorde
Campeonato:
1 Aldi Mahendra (Team BrCorse) 221 pontos
2. Loris Veneman (MTM Kawasaki) 200
3. Inigo Iglesias (Fusport-RT Motorsports by SKM-Kawasaki) 163
4. Julio Garcia (KOVE Racing Team) 152
5. Jeffrey Buis (Freudenberg KTM-PALIGO Racing) 132
6. Marc Garcia (KOVE Racing Team) 132