WSSP, Estoril: Montella imbatível nas Supersport
Ninguém foi capaz de desafiar Yari Montela que mostrou um forte ritmo de corrida durante toda a corrida, e as outras posições de pódio foram para Huertas e Manzi a fazerem corridas confortáveis em segundo e terceiro, com a vitória de Montella a garantir à Ducati o segundo Campeonato de Construtores consecutivo.
As 18 voltas da Corrida 1 do Campeonato do Mundo de Supersport desenrolaram-se no Circuito do Estoril, em Portugal, na tarde de sábado, com o tempo seco a dar as boas-vindas ao paddock. Yari Montella (Barni Spark Racing) foi dominante desde o início, liderando sobre o líder do Campeonato Adrian Huertas (Aruba.it Racing) e o rival Stefano Manzi (Pata Yamaha Ten Kate Racing) na Curva 1.
Fora dos lugares do pódio, Debise e Mahias proporcionaram muita ação de corrida para os espectadores portugueses enquanto lutavam pela quarta posição. O piloto da Yamaha #53 mostrou um ritmo impressionante no final da corrida durante a fase final do circuito do Estoril, tendo conseguido um ganho significativo para um lugar no pódio. No entanto, a sua velocidade foi demasiada e caiu na curva 1 a apenas quatro voltas do final. Apesar de ter regressado à sua moto e de estar de volta a uma posição pontual, acabou mais uma vez na gravilha a duas voltas do fim e abandonou a corrida.
A Ten Kate Racing celebrou a Corrida 1 do penúltimo fim de semana do Campeonato ao vencer o Campeonato de Equipas, enquanto a Ducati conquistou o importantíssimo Campeonato de Construtores, o segundo consecutivo. Com a sua vitória na Corrida 1 e o extraordinário tempo recorde da última volta de 1m40,266s, Montella conquistou a sua oitava vitória, igualando Sam Lowes no 12º lugar de todos os tempos. No segundo degrau da tribuna, o #99 Huertas alcançou o seu 16º pódio, ao lado do rival Manzi, que também conquistou a sua 16ª posição no pódio do ano.