WSBK, Jonathan Rea: “O objetivo é estar regularmente entre os cinco primeiros”
Um formato especial espera os concorrentes em Portimão, com as principais corridas do WorldSBK a terem lugar no final de Sábado e Domingo, às 18h00 locais, ao cair da noite. O recordista Jonathan Rea gosta disso.
A vasta experiência do norte-irlandês da Pata Prometon Yamaha levou-o a iniciar todas as 35 corridas da WorldSBK realizadas no circuito de 4,592 km desde que este se juntou ao calendário em 2008, com a sua estreia na categoria rainha no final da temporada desse ano, detendo atualmente o recorde de mais pódios com um total de 25 na montanha russa.
Na habitual conferência de imprensa de quinta-feira, o norte-irlandês foi claro quanto aos seus objetivos: “Agora precisamos de estar regularmente entre os cinco primeiros. É esse o objetivo”
“Será muito importante qualificarmo-nos numa boa posição”
– “Portugal é um sítio fantástico para ir, adoro o circuito e há sempre muito apoio dos fãs. Nunca corremos aqui em agosto e também é uma corrida nocturna, o que também é uma novidade, estou ansioso por ver como nos vamos sair. As corridas consecutivas em Donington e Most ajudaram-me a compreender um pouco mais a Yamaha R1 e espero que possamos pôr isso em prática nos treinos livres de sexta-feira. Tal como aprendemos, a qualificação é muito importante, por isso, sem colocar demasiada pressão sobre mim próprio, temos de nos qualificar numa boa posição para termos as melhores hipóteses durante o fim de semana. Espero conseguir empenhar-me a fundo e conseguir algumas boas classificações!”
Rea parece ter feito progressos na Yamaha R1 nas últimas rondas e quer continuar a fazê-lo,
“A Yamaha é uma moto diferente aqui. Tem muitos pontos positivos, mas também algumas áreas em que temos de trabalhar. A R1 mudou desde que testámos aqui. Estamos mais concentrados numa configuração e é uma vibração diferente com a corrida nocturna. Portimão é uma pista física, mas o piloto pode encontrar aquele último bocadinho e eu conheço um pouco o traçado, por isso espero poder fazer bom uso disso. Sempre disse que o objetivo é, passo a passo, melhorar as sensações. Ainda é esse o caso. Quero lutar entre os cinco primeiros. Esse é o próximo passo, tentar lá estar, agora precisamos de estar regularmente entre os cinco primeiros. É esse o objetivo”. Concluiu Jonathan Rea.
Campeonato de Superbike 2024
1.Toprak Razgatlioglu (BMW) 303 Pontos
2. Nicolo Bulega (Ducati) 239
3. Alvaro Bautista (Ducati) 199
4. Alex Lowes (Kawasaki) 179
5. Andrea Locatelli (Yamaha) 145
6. Andrea Iannone (Ducati) 115
7. Remy Gardner (Yamaha) 112
8. Danilo Petrucci (Ducati) 111
9. Michael Van Der Mark (BMW) 96
10. Jonathan Rea (Yamaha) 75