WSBK: As preocupações de Serafino Foti (Ducati) com o lastro na moto de Bautista
Com o terceiro lugar no Campeonato do Mundo, o terceiro título do Campeonato do Mundo de Superbike está cada vez mais longe no horizonte de Álvaro Bautista. O piloto da Ducati e a sua equipa Aruba.it já estão a olhar para a próxima temporada.
Devido ao peso do piloto ser considerado no regulamento a partir do Mundial de Superbike 2024, a Panigale V4 R de Álvaro Bautista teve de ser montada com peso adicional. Foi necessário muito tempo para posicionar o lastro da melhor maneira possível, e só desde Most (República Checa) é que a Ducati encontrou uma solução ique dá ao leve espanhol a sensação e a confiança essenciais para voltas rápidas. No entanto, ainda há incerteza se a solução funcionará em todas as pistas de corrida.
“Foi difícil encontrar a melhor configuração, mas em Most encontramos o melhor compromisso”, explicou o gestor da equipa Aruba.it, Serafino Foti.
– “O equilíbrio da moto é muito sensível às mudanças e ao peso do Álvaro. Esse é o problema. Em algumas pistas o peso está bem distribuído, mas em outras é necessário deslocá-lo novamente. Isto não é fácil porque o peso estático é uma coisa, mas o peso dinâmico é uma história completamente diferente. Esse é o principal problema do momento. Não sabemos se uma pista de corrida será difícil – descobriremos quando chegarmos lá. A moto esteve muito boa em Most e em Portimão e o Álvaro teve a mesma sensação.”
A 142 pontos do líder do campeonato do mundo, Toprak Razgatlioglu, defender o título ainda é teoricamente possível para o bicampeão mundial, mas algo irrealista. E por isso, a Ducati já está a utilizar as restantes corridas da temporada a pensar na próxima temporada.
– “No próximo ano teremos a mesma moto e é importante continuar a melhorá-la. Este ano tem sido muito difícil, mas continuamos a trabalhar em todas as corridas e de forma contínua. Estamos a trabalhar em todas as frentes para melhorar a moto, não é uma área, são pequenas coisas.” Acrescenta Foti.
O Mundial de SBK volta à ação nos próximos dias 6, 7 e 8 de setembro no circuito de Magny-Cours, França.