MotoAmérica SBK: Show Ducati em Mid-Ohio
O Campeonato MotoAmerica voltou às pistas no último fim de semana depois de mais de um mês de paragem. No Mid-Ohio Sports Car Course, os pilotos da Superbike almejavam pontos para o campeonato.
Cameron Beaubier conquistou a pole position na qualificação no circuito de 3,862 km de Mid-Ohio, no sábado. O piloto da BMW percorreu o circuito perto de Columbus em 1:23.904 minutos. O americano distanciou Loris Baz (Ducati) em 0,122 segundos e o piloto da BMW Sean Dylan Kelly em 0,275 segundos. Josh Herrin (Ducati) e o atual campeão Jake Gagne terminaram em 4º e 5º na grelha.
Uma grande frente de chuva frustrou os planos dos organizadores pouco antes da primeira corrida de superbike, o que significou que a largada teve de ser adiada. Mas em pista seca, os pilotos começaram a corrida de 16 voltas com slicks. O grande vencedor no final foi Josh Herrin na sua Panigale V4R. O piloto de 34 anos comemorou uma vitória do início ao fim e este foi o seu quarto sucesso em 2024.
Herrin e o seu companheiro de equipa Loris Baz construíram uma vantagem confortável e enquanto o americano marcou 25 pontos, Baz caiu quando estava em segundo lugar. Depois de uma má largada, Cameron Beaubier terminou em segundo – 18,8 segundos atrás de Herrin. O piloto da BMW, JD Beach, garantiu o terceiro lugar à frente de Hayden Gillim (Honda), que estava em quarto lugar. Gagne teve uma saída de pista nos momentos iniciais e perdeu muito tempo, terminano apenas em nono; o seu companheiro de equipa da Yamaha, Cameron Petersen, teve que desistir da corrida após três quedas nos treinos.
Na corrid de domingo o piloto da Ducati não conseguiu escapar facilmente porque dois rapazes da BMW dificultaram-lhe a vida. Kelly liderou durante longos períodos esta corrida na sua M1000RR, mas duas voltas antes do final Herrin fez a manobra de ultrapassagem decisiva e depois comemorou o seu quinto sucesso do ano. Atrás dele, Kelly cruzou a linha de chegada a 0,3 segundos e Beaubier a 1,3 segundos. Foi a 15ª vitória da carreira de Herrin nas Superbikes e agora lidera o campeonato com 52 pontos.
Loris Baz e Bobby Fong (Yamaha) terminaram a corrida em quarto e quinto lugares, com o piloto da BMW JD Beach terminando em sexto. Jake Gagne novamente lutou com problemas de ‘arm-pump’ no braço e terminou apenas em 10º. A próxima corrida acontecerá de 13 a 15 de setembro no Circuito das Américas, no Texas.
MotoAmerica, classificação após 7 de 9 eventos:
1. Josh Herrin, Ducati, 244 pontos
2. Bobby Fong, Yamaha, 192
3. Jake Gagne, Yamaha, 192
4. Cameron Beaubier, BMW, 184
5. Cameron Petersen, Yamaha, 175
6. Sean Dylan Kelly, BMW, 167
7. Loriz Baz, Ducati, 155
8. JD Beach, BMW, 124