MotoAmérica: Josh Herrin coroado Campeão AMA Superbike
Josh Herrin, da Warhorse HSBK Racing Ducati, venceu o segundo Campeonato AMA Superbike da sua carreira no passado sábado, no New Jersey Motorsports Park, e fê-lo com o talento de um campeão. Simplificando, venceu quando não precisava.
Herrin trabalhou o seu caminho para a frente depois de cruzar a linha em quinto lugar na volta de abertura e a maioria esperava que ele ficasse por essa posição. Afinal, teria sido a maneira mais fácil de conquistar o título, mas não foi assim que Herrin fez. O piloto da Ducati continuou a pressionar: quarto na sexta volta, terceiro na sétima volta, segundo na nona volta e a liderança na 11ª volta. Mas estava a ser perseguido por Bobby Fong, da Wrench Motorcycle, que fez uma manobra sobre Herrin para assumir a liderança pela primeira vez na volta 15 de 20. Ok, então agora Herrin iria relaxar e levar o título com um segundo lugar? Mas não…
Herrin voltou a passar por Fong a duas voltas do fim e conseguiu uma vitória por 0,403 segundos – a sua sexta do ano e a 16ª vitória da sua carreira na AMA Superbike. E, mais importante, resultou no seu segundo título de Superbike – 11 anos após o primeiro. O campeonato também terminou uma seca de vitórias para a Ducati que remonta a 30 anos atrás, quando o australiano Troy Corser ganhou o título numa Ducati Fast By Ferracci em 1994.
Fong manteve-se em segundo, com 0,190 de segundo de vantagem sobre o colega de equipa de Herrin e ala Loris Baz, com o francês a conquistar o seu terceiro pódio da época depois de liderar sete voltas da corrida. Cameron Beaubier, da Tytlers Cycle Racing, correu no quarteto da frente, mas acabou por ter de se contentar com o quarto lugar, pois sofreu com a falta de aderência na entrada das curvas, cruzando a linha de chegada 1,7 segundos atrás do vencedor da corrida, Herrin. Richie Escalante, da Vision Wheel M4 ECSTAR Suzuki, saiu de uma batalha de cinco pilotos para terminar em quinto, 1,8 segundos à frente de Cameron Petersen, da Attack Performance/Progressive/Yamaha Racing.
Sean Dylan Kelly foi o sétimo, na roda traseira de Petersen e apenas 0,104 de segundo atrás do sul-africano. Kelly, por sua vez, ficou apenas uma fração de segundo à frente do companheiro de equipa de Petersen, Xavi Forés, que por sua vez ficou apenas um pouco mais de meio segundo à frente de Benjamin Smith, da FLO4LAW Racing, na sua melhor corrida da época. Ashton Yates, da Jones Honda, completou o top 10.
Classificação final do Campeonato AMA SBK:
1º Josh Herrin (Ducati), 350 pontos – Campeão 2024
2º Cameron Beaubier (BMW), 280
3º Bobby Fong (Yamaha), 253
4º Sean Dylan Kelly (BMW), 226
5º Loris Baz (Ducati), 224
6º Cameron Petersen (Yamaha), 215