CNV: Primeira passagem do Nacional de Velocidade em Portimão
Pela primeira vez esta temporada, o Campeonato Nacional de Velocidade visita o Autódromo Internacional do Algarve. Depois de duas rondas no Circuito do Estoril, o Campeonato Nacional de Velocidade 2024 terá a sua primeira jornada da época no Autódromo Internacional do Algarve, já neste fim de semana de 20 e 21 de julho.
Num fim de semana em que o Algarve será a ‘meca’ do motociclismo luso, graças à Concentração Internacional do Moto Clube de Faro que se realiza de hoje a domingo, o Autódromo Internacional do Algarve também acrescenta a ação em pista ao movimento de motociclistas a sul – embora, infelizmente, numa altura de consternação e pesar para toda a comunidade do desporto motorizado, não só a mais ligada ao AIA, devido ao falecimento recente do fundador e CEO do Autódromo do Algarve, Paulo Pinheiro. Está prevista a realização de um minuto de silêncio antes de terem início as corridas de domingo, em memória de Paulo Pinheiro.
Tal como habitualmente no figurino das provas do CNV, cada um dos dias de prova contará com cinco corridas, distribuídas pelas classes de Superbike+Superstock 600, Naked Bikes+Troféu Luís Carreira, 85GP/Moto4+Mir Moto5, Supersport 300+Pré-Moto3 e Copa Dunlop Motoval, mas nesta ocasião correr-se-á ainda, a abrir o programa de domingo à tarde, uma prova da BMW RR Iberia Cup. No sábado, 20 de julho, a manhã estará reservada aos treinos e qualificações, com o programa de corridas a iniciar-se às 15h35. No dia seguinte, após as sessões cronometradas matinais, as corridas iniciam-se às 13h00.
Em termos da tabelas classificativas, Ruben Macuá e Ricardo Lopes encontram-se empatados na liderança da classe de Superbike. Gonçalo Ribeiro comanda em Superstock 600, após ter levado a melhor nas quatro corridas já realizadas, enquanto, entre as Supersport 300, Tomás Alonso lidera com somente 1 ponto de vantagem sobre Dinis Borges. Nas Naked Bike, Luís Franco está à frente em CNB1, com as CBB2 a registarem um empate pontual entre Marcos Leal e Frederic Bottoglieri. Na Copa Dunlop Motoval, Ricardo Rodrigues comanda a Classe 1 e Rafael Ribeiro a Classe 2. Vasco Fonseca está invicto em Pré-Moto3 e Lourenço Vicente lidera entre as MIR Moto5.
Fonte: FMP Press