BSB: Ryde duplica triunfo e fica a seis pontos de Bridewell
A ronda de abertura do Bennetts British Superbike Championship Showdown foi dramática num intenso fim de semana em Oulton Park, com Glenn Irwin (Ducati) a regressar às vitórias na segunda corrida, mas Kyle Ryde (Yamaha) a recuperar em grande estilo na terceira corrida para reduzir a diferença para Tommy Bridewell (Honda) para apenas seis pontos na classificação antes de Donington Park.
Três intensas corridas em Cheshire viram sete pilotos diferentes a conquistar lugares no pódio para um número igual de equipas e cinco fabricantes diferentes, com Irwin a aumentar a sua contagem de vitórias, enquanto Ryde conseguiu uma dupla vitória na última corrida do fim de semana.
Depois das condições secas de ontem, a segunda corrida foi molhada e a Hager PBM Ducati saiu vitoriosa depois de Irwin ter feito uma determinada manobra na última volta sobre Leon Haslam em Hislops. O piloto da ROKiT BMW Motorrad Team rodou, mas conseguiu regressar ao terceiro lugar, com Danny Kent a capitalizar para conquistar o segundo lugar na ronda caseira da equipa McAMS Racing Yamaha.
Bridewell recuperou da queda de ontem na primeira corrida para terminar em quarto na segunda corrida para a Honda Racing UK, mas foi uma desilusão para Ryde que só conseguiu terminar em 13º, o que significou que perdeu a liderança da classificação para o atual campeão.
Kyle Ryde bisa triunfo
A terceira corrida começou com condições húmidas mas a melhorar e vários pilotos pareciam dispostos a fazer uma aposta na escolha de pneus. No entanto, após uma interrupção com bandeira vermelha quando Lewis Rollo caiu em Hislops, a corrida foi reiniciada em condições de chuva total após outra chuva, com um sprint de cinco voltas até à bandeira axadrezada.
Na primeira parte da corrida, Storm Stacey voltou a mostrar a sua destreza em piso molhado e no reinício, arrancou da linha para assumir a liderança da LKQ Euro Car Parts Kawasaki. Ryde estava no ataque e o piloto da OMG GRILLA Yamaha Racing passou para a segunda posição na segunda volta, antes de assumir a liderança uma volta mais tarde em Old Hall.
Ryde foi então capaz de ultrapassar o pelotão por uns impressionantes 5,965s na bandeira axadrezada para fechar mais três pontos sobre Bridewell, com o atual campeão a segurar Stacey pelo segundo lugar, com a LKQ Euro Car Parts Kawasaki a celebrar mais um pódio.
Bridewell vai para a penúltima ronda do Showdown com apenas seis pontos de vantagem enquanto Ryde se prepara para a sua ronda caseira a 27/28/29 de setembro. Irwin, entretanto, lidera o pelotão de perseguição depois de ter reduzido para quase metade a vantagem no topo da classificação em Cheshire, ficando atrás de Bridewell por 45 pontos, com um máximo de 180 pontos em jogo nas duas últimas rondas.
Kyle Ryde (OMG GRILLA Racing Yamaha):
“O objetivo deste fim de semana era recuperar alguns pontos e foi o que fizemos ontem. “O 13º lugar que tive na Corrida 2 não foi o ideal, mas a equipa e eu voltámos para vencer uma Corrida 3 complicada. Obrigado aos fãs do Bennetts BSB por terem votado em mim como ‘Piloto da Corrida’, o meu segundo consecutivo, e obrigado à equipa por me ter dado uma excelente moto. Estou ansioso por Donington Park, a minha ronda caseira, e vamos continuar a lutar pelo título.”