Yamaha Ténéré 700 – World Raid 2018

Por a 8 Maio 2018 18:15

O Espírito Ténéré está novamente a chegar ao palco mundial com o protótipo da Ténéré 700 World Raid de 2018.

O compromisso da Yamaha com o segmento de aventura é tão extenso quanto impressionante. A primeira moto a vencer o Rali Paris-Dakar foi a Yamaha XT500. Não só foi a primeira moto a vencer o Rali Dakar, mas foi também o primeiro veículo a ser vencedor absoluto. Inicialmente, o rali não tinha classes separadas para automóveis e motociclos e, por isso, a máquina da Yamaha lutou contra gigantes como Range Rovers e Renaults para obter um incrível resultado, colocando a Yamaha no primeiro e segundo lugares. Após outra vitória no Dakar, no ano seguinte, na XT500, a Yamaha deparou-se com uma concorrência forte perante mais fabricantes que viram o potencial do rali, o que levou a um regresso à mesa de projeto e, por fim, à XT 600 Ténéré. A partir daí, o nome Ténéré tornou-se sinónimo de aventura e, ao longo das décadas, a Yamaha trabalhou arduamente para garantir a produção de máquinas ansiosas por explorar o mundo.

Este capítulo da história da Ténéré teve início em novembro de 2016, quando a Yamaha revelou o conceito T7 e a chama da Ténéré reacendeu-se. A ideia subjacente ao conceito era lembrar o mundo de que a Yamaha se dedica ao ideal da exploração e de que queria lançar um novo modelo criado para criar tendências futuras. Um ano depois, foi revelado um design arrojado na EICMA, a Ténéré 700 World Raid. Um modelo protótipo que está a ser utilizado para desenvolver a especificação final do modelo de produção.

O protótipo da Ténéré 700 World Raid foi concebido a pensar na aventura, a máquina ideal para correr atrás dos seus sonhos. A moto mantém o caráter robusto de rali do conceito de moto T7, mas foi amplamente desenvolvida durante mais de um ano de testes intensivos na T7. O chassis da Ténéré 700 World Raid é leve e compacto, o que, neste momento, representa um contraste acentuado face aos concorrentes. Esta nova abordagem do cenário de aventura significa que a Ténéré 700 World Raid tem uma condução incrível tanto, em estrada como fora dela. O motor bicilindrico compacto de 689 cc proporciona uma gama alargada de potência acessível, fácil de utilizar e ideal para todos os desafios das estradas ou montanhas. Junte a tudo isto um posto de comando para o piloto, com espaço para equipamento de navegação, um conjunto de 4 faróis inspirados no Rali Dakar e pequenos detalhes em todas as partes do chassis: o resultado é uma moto preparada para qualquer condição, qualquer terreno, em qualquer altura.

Viva a aventura com a Ténéré 700 “World Raid” de 2018

O Ténéré 700 “World Raid” de 2018 é um evento que irá pôr à prova a máquina de aventura mais avançada da Yamaha em todos os terrenos imagináveis, sob todas as condições concebíveis e em distâncias incríveis. Não se trata apenas de sair e mostrar ao mundo o que é a Ténéré 700 World Raid, mas trata-se também de lhe dar a oportunidade de ver uma máquina concebida para conseguir o impossível, realizando os sonhos de um aventureiro. A Ténéré 700 World Raid será pilotada por embaixadores que são alguns dos nomes mais importantes das competições todo-o-terreno, verdadeiros pioneiros, inovadores e visionários. Se pretender manter-se a par deste tour, viver o sonho juntamente com os embaixadores e as equipas no terreno, consulte o site e siga-nos nos canais das principais redes sociais com os # indicados abaixo.

Correr atrás do próximo horizonte com a Ténéré Tragics

O Ténéré 700 World Raid de 2018 começou na Austrália, uma terra de condições climáticas mais adversas, vida selvagem única e perigos em cada esquina… fazendo as delícias de um verdadeiro explorador . O primeiro embaixador do tour, o piloto da equipa Yamaha Official Rally, Rodney Faggotter, tem conhecimento local deste continente. Rodney tem um historial de uma década enquanto piloto das equipas oficiais da Yamaha e piloto independente. Traz com ele o valor da experiência que é difícil de ultrapassar, tendo superado as expectativas e condições adversas para conquistar o gigantesco Rali Dakar no início de 2018. Rodney associou-se à Ténéré Tragics da Austrália, à qual se juntou a Ténéré Tour, um tour composto por especialistas e repleto de motos Ténéré de diferentes anos. As Ténéré Tragics dedicam-se ao ideal de alcançar o próximo horizonte, uma filosofia bem patente na linha Ténéré. Procurar o próximo horizonte foca o piloto na procura incessante do próximo passo na sua própria aventura sem fim.

Conquistar as dunas com Stephane Peterhansel

A segunda fase do tour ocorre num dos locais mais inspiradores do mundo para aventuras todo-o-terreno, o deserto marroquino. Desertos, planícies, rochas e montanhas numa paisagem que é sinónimo de aventura, mistério e intriga. Acompanhe o tour enquanto este chega até Merzouga, um local lendário pelo seu rali anual, incluído no calendário Rally Raid, mas que também faz parte do histórico Rali Paris-Dakar. O Ténéré 700 World Raid escolheu o embaixador ideal para esta tarefa, a lenda viva, Stephane Peterhansel. Das treze vitórias no Dakar que Peterhansel acumulou ao longo de uma carreira que bateu todos os recordes, seis delas foram em motos da linha Ténéré. Junte-se a Peterhansel no terreno, o local onde fez história, e veja de que são feitos os sonhos.

 

Viver o sonho do Dakar com Adrien van Beveren

A terceira etapa começa na Argentina com Adrien van Beveren a tomar as rédeas como embaixador. Siga-o enquanto ele regressa para atacar as condições difíceis na América do Sul, um local onde nascem lendas e onde os picos mais altos trazem a promessa de grandes feitos. A estrela de corridas da Yamaha acumulou três incríveis vitórias consecutivas na lendária Enduropale du Touquet, na sua Yamaha YZ450F. Além disso, maravilhou o mundo com a sua primeira participação no Rali Dakar obtendo um espantoso 6.º lugar global como parte da equipa júnior de rali Yamalube Yamaha. Essa performance garantiu-lhe um lugar na equipa oficial de rali da Yamalube Yamaha onde voltou a melhorar, desta vez alcançando o 4.º lugar global, acabando apenas a 1 minuto de um lugar no pódio. O Adrien vai levar a Ténéré 700 World Raid aos seus limites no terreno onde esteve tão perto da vitória no início do ano, no Rali Dakar de 2018.

Atingir novas alturas com lendas europeias

Na quarta etapa, mergulhamos na parte maior do Ténéré 700 World Raid de 2018, a etapa Europeia. Nick Sanders, célebre explorador mundialmente, vai trazer para esta experiência o seu estilo de vida aventureiro. A sua empresa, Nick Sanders Adventures, é um pilar essencial da plataforma Yamaha Motor Destination, e existem bons motivos para tal. Na sua carreira, alcançou vários feitos sobre-humanos e dedicou-se a atingir o inatingível em todas as oportunidades. Desde circunavegações do planeta que bateram recordes até à travessia do Canal da Mancha por barco, Nick Sanders é uma inspiração para sonhadores em todo o mundo.

David Frétigné junta-se ao tour como embaixador e está pronto para ajudar os que têm vontade de aprender e adotar o estilo de vida Ténéré. David Frétigné teve uma carreira longa e bem sucedida como piloto de enduro de topo e levou para casa o título do campeonato francês de enduro em diversas ocasiões com a Yamaha WR450F. Também é um piloto de Dakar com experiência e concluiu a Africa Eco Race de 2015 na XT1200Z Super Ténéré provando a sua afinidade com o espírito Ténéré, sem nunca deixar de correr atrás do próximo horizonte.

Herbert Schwarz, fundador do Touratech, tem aventura a correr nas veias e dedicou a sua vida a ajudar outros exploradores resolutos a realizar os seus sonhos. As suas duas primeiras peças foram um conjunto de cestos de alumínio e um computador iluminado de moto que Schwarz criou para as suas viagens por todos os continentes. Assim nasceu o novo segmento de aventura. Herbert Schwarz desenvolve equipamento de aventura há quase três décadas e representa o espírito Ténéré na totalidade. Herbert Schwarz vai juntar-se ao Ténéré 700 World Raid de 2018 como embaixador e estará a dar bom uso a mais de 850 000 km de experiência de aventura mundial.

Cristóbal Guerrero tem tido um grande sucesso no enduro, tendo vencido o campeonato espanhol de enduro durante quatro anos consecutivos com máquinas da Yamaha e tendo obtido classificações sólidas nos primeiros seis lugares a nível mundial para a Yamaha. A sua experiência em todo-o-terreno será essencial para o Ténéré 700 World Raid de 2018.

Alessandro Botturi assume a liderança na etapa italiana. Botturi é uma lenda na área do enduro, tendo competido em doze épocas do campeonato do mundo e obtido nove títulos do campeonato italiano de enduro, bem como duas vitórias ISDE integrado na equipa italiana. Mudou para a Yamaha e garantiu uma vitória no rali de Merzouga de 2015 e três entradas no Rali Dakar na sua Yamaha WR450F. A etapa italiana do tour assinala o final da aventura e Botturi e a equipa do Ténéré 700 World Raid de 2018 vão levá-lo numa odisseia pelas montanhas na etapa Hard Alpi. Um fim de semana repleto de saltos pelos trilhos mais espantosos dos Alpes, tanto na estrada como em todo-o-terreno, bem acima das nuvens e entre os picos cobertos de neve. Qual é a melhor forma de terminar a história?

https://www.youtube.com/watch?v=fHvB_xurAGY&feature=youtu.be

Se isto tudo não lhe aguçou o apetite pelas novidades mais recentes e incríveis em matéria de aventura, clique aqui para saber mais sobre a moto e para ver o que promete ser a nova melhor amiga de qualquer ávido explorador.

Vão surgir mais informações sobre o tour nas próximas semanas, por isso não se esqueça de consultar o site www.World-Raid.com e de nos seguir nos canais das principais redes sociais com os # seguintes!


author avatar
Pedro Rocha
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x