SR400 Café Racer da Capêlo’s Garage e Elemental Rides
O sucesso da preparação desta SR400 idealizada pela Capêlo’s Garage, designer com sede no Porto que tem vindo a apresentar trabalhos surpreendentes, é mais um caso que merece destaque.
A Capêlo’s Garage foi fundada por Nuno Capêlo que se dedica a arquitectar conceitos e a propor os seus projectos a clientes como Marcus Walz, Wrench n’ Wheels, Ton Up Grarage, Dusty Track… entre muitos outros, nacionais e internacionais, que confiam em Nuno Capêlo na definição das linhas gerais das suas preparações.
Recentemente destacada pela Bike Exif e apresentada no Lx Factory durante o Art & Moto, a SR400 preparada pela Capêlo’s e pela Elemental Rides suscitou enorme interesse pelos pormenores da sua preparação.
Com execução por parte do preparador Ricardo Santos da Elemental Rides esta fantástica Café Racer tem por base a já conhecida e em vias de ser descontinuada, Yamaha SR 400, facto que se deve a não vir a estar de acordo com os novos standards de emissões Euro 4.
O projecto foi apresentado à Yamaha Portugal que abraçou com entusiasmo este desafio e disponibilizou uma unidade SR400 para o efeito. O objectivo foi o de aproveitar ao máximo a base SR, sem grandes modificações ao nível da sua motorização e trabalhar em torno do seu quadro e ciclística para conseguir o look final pretendido e proposto no projecto de Nuno Capêlo.
Como suspensão dianteira foi montada uma invertida proveniente de uma R1 preparada com elementos internos da K-Tech. Na traseira optou-se por dois amortecedores Showa e um braço oscilante em aço de estrutura reforçada.
As jantes de raios são ambas de 17” e montam pneus Michellin.
A nível da travagem optou-se na dianteira por um travão de 4 maxilas de 260mm proveniente de uma Yamaha TR3 de competição. Tanto nos travões como na embraiagem optou-se também por montar acionamento hidráulico, para garantir maior grip e facilitar a sua manutenção.
No desenho das fibras o Ricardo e o Nuno optaram realizar em fibra, e a partir de um protótipo desenhado em espuma, a baquet que acompanha e sobe ligeiramente sobre o depósito de origem, também ele modificado, e na parte posterior termina num farol realizado em lâminas de acrílico onde estão integradas as luzes de presença e pisca.
Na parte em que o banco se sobrepõe ao depósito foram montados o conta kms e o relógio e também algumas luzes avisadoras. A baquet foi realizada com acabamento em cortiça e os punhos também forrados com fita do mesmo material, no sentido de destacar uma matéria prima relacionada com uma indústria líder em Portugal.
Foi também concebida de raíz uma quilha que cobre a secção do escape, este fabricado em aço. Outros elementos realizados de raíz compõem esta preparação tais como as tampas laterais, o guarda lamas dianteiro, os avanços, as peseiras recuadas e elementos originais personalizados nas tampas do motor.
A carenagem frontal foi realizada a partir de uma inicialmente desenhada para uma Ducati Pantah e adaptada à SR400. As luzes utilizam tecnologia LED tanto nos mínimos e luzes de presença, como nos médios e máximos.
A conjugação das cores, em branco e preto, é perfeita e destaca os elementos que compõem as linhas e o design desta SR400 Café Racer. Durante o último evento em que estiveram presentes, o Wheels and Waves em Biarritz, Nuno e Ricardo percorreram cerca de 200 Kms com a sua SR400 e afirmam que o seu comportamento é excelente e que desperta uma enorme vontade de andar sempre a fundo…
Mais um excelente trabalho e uma fantástica preparação… parabéns ao Nuno Capêlo e ao Ricardo Santos.
Capêlo’s Garage e Elemental Rides
Fontes: Bike Exif, Capelo’s Garage e Elemental Rides