Novas KTM de XC-F a 4 Tempos de 2019 – Modelos 250 XC-F, 350 e 450 XC-F
A gama XC-F da KTM para 2019 foi totalmente revista e apresenta agora aqueles que são os novos modelos para o próximo ano. Com um quadro redesenhado e mais rígido as KTM XC-F de 2019 ganham agora maior estabilidade a alta velocidade. O sub-quadro tal como nas XC também é 4 cm mais longo para dar apoio e rigidez ao guarda-lamas traseiro.
A nível das suspensões houve também a preocupação de as dotar de maior rigidez e o amortecedor traseiro monta agora um novo piston interno. As suspensões dianteiras montam também novas mesas mais rigidez para alinhar com a maior rigidez do conjunto e aumentar a estabilidade a alta velocidade.
As XC-F de 2019 montam agora uma caixa de ar de maior dimensão e uma entrada que dificulta a acumulação de pó junto ao filtro.
O motor da KTM 450 XC-F monta agora uma cabeça de cilindro mais leve e uma árvore de cames com timings de abertura mais curtos assim como acabamento com material de baixa fricção. O corpo de acelerador é também novo e o percurso do cabo melhorado no sentido de garantir uma resposta mais directa. Também o sistema de controle de tração e de arranque foram melhorados.
De igual forma o motor da 350 XC-F foi alvo de melhoramentos , montando também uma cabeça de cilindro mais leve, uma embraiagem DS mais compacta e uma transmissão Pankl. Da mesma forma a 350 XC-F monta o novo sistema de controle de tração e de arranque.
A KTM 250 XC-F vê também alguns melhoramentos. O motor tem agora uma nova cames de escape com novos timings de abertura. Tal como as suas irmãs de maior cilindrada também a 250 XC-F monta as novas embraiagem, transmissão e corpo de acelerador, assim como os sistemas electrónicos de controle de tração e de arranque.
O sistema de escape é inteiramente novo. O corpo principal monta um sistema de ressonância FDH que garante mais potência enquanto que o novo silenciador permite manter o ruído contido sem afectar o desempenho do motor.
O sistema de arrefecimento foi revisto e montam agora novos radiadores da WP Performance Systems, que aumentam a circulação de ar e garantem um arrefecimento mais efectivo do motor. Os radiadores são também mais estreitos e contribuem para a diminuição da largura da moto, facilitando assim os movimentos do piloto na sua deslocação para a frente.
Num botão no guiador facilmente se opta por um dos dois dos modos diferentes motor disponíveis. O mesmo botão permite também actuar sobre o controle de tração e o controle de arranque. As KTM XC-F montam agora os reguladores de voltagem e o condensador num novo local debaixo do banco, mais acessível. A nova bateria de iões de lítio é de 2 Ah e contribui para a diminuição do peso do conjunto, garantindo arranques mais efectivos em tempo frio. O depósito tem a agora a capacidade de aproximada de 10 litros e o tampão é de fácil abertura ( ¼ de volta ) e inclui ainda um sensor de nível baixo de combustível.
O banco monta uma nova capa de material anti deslizante, com tiras de silicone e num novo formato ergonómico que o tornam também mais confortável e facilitam o movimento do piloto em cima do mesmo.