O PASSADO E O PRESENTE DA HONDA NO FESTIVAL “GLEMSECK 101”
A Honda vai estar presente no festival Glemseck 101 a realizar este fim-de-semana em Leonberg, Alemanha, com seis motos personalizadas e com participação na prova 1/8 de milha “Sprint International” para convidados.
Três dessas motos têm por base modelos clássicos do passado da Honda:
A CX500 – com seu motor V-twin de montagem transversal – já há muito que tem sido um dos modelos favoritos dos estúdios de personalização e a versão vencedora criada por Michael Michael da Libra Coachworks (Dartford, Reino Unido) é um exemplo extraordinário deste tipo, plena de pormenores fabricados à mão, desde o banco de costuras cruzadas à ponteira de escape “signature”.
Outro dos modelos há muito favoritos do domínio Custom é a primeira superbike de produção em massa, a CB750. A Kaspeed Customs (o pai e os seus dois filhos da família Karsten) gastou mais de 200 horas de trabalho na sua Kaspeed CB750 fabricada à mão; com recurso a um software CAD 3D, criaram um efeito belo e equilibrado, com um novo guarda-lamas dianteiro em alumínio, um depósito de combustível personalizado e alongado e um banco clássico tipo café racer.
A terceira clássica da Honda é uma recriação da Gold Wing de 1.000 cm³, que viu a luz do dia na década de 70 do século passado, então um modelo naked. Fabricada pelo holandês Roy Holtman, esta versão personalizada para Glemseck sublinha a simplicidade da Gold Wing original de quatro cilindros, com banco e depósito personalizados, escapes duplos 2-2 e uma bagageira “tipo militar” que vem confirmar as aptidões turísticas que a Gold Wing original depressa arrecadou.
As restantes três motos tem por base modelos da gama atual da Honda:
A Monkey provou ser um sucesso instantâneo desde que regressou à produção da Honda para a Europa neste Verão. Este modelo icónico combina componentes modernos tais como uma forquilha USD na frente, suspensão traseira de dois amortecedores, painel de instrumentos LCS, ABS com unidade IMU e iluminação integral de LEDs, com as proporções e o aspeto clássicos da Monkey. Não poucas vezes, a Monkey tem sido a moto de eleição para os parques de campismo pelos que optam por ir de férias num automóvel e também para as pistas todo-o-terreno ligeiras; este ano para o festival de Glemseck 101, Dirk Öhlerking do estúdio de personalização alemão Kingston Customs deu mais ênfase à vertente offroad da Monkey graças a uma roupagem Flat-Tracker. A sua Monkey Tracker exibe uma série de personalizações, incluindo um quadro modificado, guiador estilo flat-tracker, banco fabricado à mão, novo escape, poisa-pés oriundos de uma Elsinore 125 de 1976 e esquema cromático dourado e tricolor.
Outra adição à gama da Honda de 2018 – a CB1000R – estará presente em Glemseck em duas versões personalizadas. A primeira – denominada CB1000R Neo Daemon – foi desenvolvida na Alemanha pelo preparador Jens Kratschmar, com acabamentos refletores impressos em vinil, escape exótico em branco esmaltado e novos componentes ao nível do guiador, manetes, linhas de travão, piscas e pneus.
A segunda foi criada pela equipa Honda Racing no Reino Unido com vista a participar na prova “Sprint International” pelas mãos do experiente Mick Doohan, 5 vezes Campeão do Mundo de Motos GP de 500 cm³. Com as suspensões Öhlins da Fireblade SP, escape Akrapovic, travões Brembo, embraiagem e braço oscilante personalizados, acessórios Rizoma e uma bonita cor dourada/tricolor, a Glemseck CB1000R exibe todas as fortes caraterísticas desportivas e de performance da moto roadster “Neo Sports Café” exclusiva da Honda.
Estes seis modelos representam uma mistura eclética que abrange as décadas e a amplitude da gama de produtos da Honda, ao mesmo tempo que sublinha a máxima de Soichiro Honda que “A verdadeira felicidade está na conclusão do trabalho usando o nosso próprio pensamento capacidades”. E todos eles estão em sintonia com o espírito de liberdade e criatividade subjacente ao festival Glemseck 101 – o maior acontecimento motociclista do seu tipo na Europa.
HIGHLIGHTS:
. Mick Doohan vai participar na prova para convidados “Sprint International’” de 1/8 de milha aos comandos de uma CB1000R especialmente preparada para o festival de Glemseck
. Seis modelos Honda personalizados em exposição, três baseados na gama atual e três clássicos personalizados
. 2018 assinala a 13ª edição do festival Glemseck 101