Intermot: Nova Ducati Supersport/Supersport S
A Ducati apresentou oficialmente ontem no Intermot de Colónia a nova 939 Supersport e Supersport S. A nova Supersport da casa de Borgo Panigale, que já havia sido vista durante a World Ducati Week, tem como motor um Testastretta 11ª de 937 cc, que foi estreado este ano na Hypermotard e na Hyperstrada. No entanto mais de 80% das peças do propulsor são novas de modo a oferecer uma entrega de potência mais linear.
Debita 113 cv às 9.000 rpm e tem um binário de 96,7 Nm às 6.500 rpm. O motor conta ainda como novos sistemas de controlo e injecção. A potência é entregue através de uma caixa de velocidades com seis mudanças e que é equipada com um novo sensor. Isto significa a utilização do sistema Quickshifter, que permite realizar as passagens de caixa de forma rápida reduzindo ao mínimo a utilização da embraiagem. Esta opção faz parte do equipamento de série da Supersport S e está também disponível na vertente Supersport.
Em termos de modo de condução a nova 939 Supersport conta com três opções: Sport, aquele que permite explorar ao máximo toda a potência da Supersport. O Touring, aquele que garante um bom equilíbrio entre o rendimento e comodidade e por fim o Urban, que foi desenhado para superfícies que têm pouca aderência. Este é o único modo de condução, que reduz a potência dos normais 113 cv para 75 cv.
Nota ainda para o facto da nova Supersport contar com o sistema de segurança Ducati Safety Pack, que inclui o ABS Bosch 9MP e o sistema de controlo de tracção Ducati. O ABS Bosch 9MP evita o bloqueio das rodas e o levantar da roda traseira, reduzindo a distância de travagem e aumento a estabilidade. Foram também melhorados os níveis de conforto em viagens de longa distância graças a um banco mais confortável.
Ducati Supersport S
A Ducati preparou também uma versão especial da Supersport, que tem a denominação S. Ao contrário da sua irmã tem suspensões Öhlins em vez da forquillha Marzochhi e amortecedor Sachs. Tem também uma cobertura para o banco do passageiro.