Husqvarna Vitpilen 701 – “Shades of Grey”
Depois de um interregno de cerca de 3 anos desde que a Husqvarna anunciou o lançamento da Vitpilen e nos mostrou o seu primeiro protótipo que colocou a pensar muitos preparadores sobre potenciais customizações. A moto tem um design inspirador, minimalista, com traços futuristas mas também de inspiração clássica, monta componentes de alta qualidade e tem prestações de topo, ou seja, um cocktail de ingredientes que desperta a imaginação de qualquer um.
A Iron Custom Motorcycles, preparador holandês, aceitou o difícil desafio que lhe foi lançado por um cliente londrino de personalizar a sua Vitpilen 71 recém adquirida.
Difícil desafio porque já de si a Vitpilen tem um nível de “customização” muito elevado e linhas que marcam e vincam a sua personalidade estética e que tornam muito mais difícil desenvolver um projecto evolutivo em cima da mesma.
A Iron Custom Motorcycles decidiu por isso respeitar grande parte dos seu componentes e estética e introduzir alterações subtis e respeitassem e inclusivamente enaltecessem o design original.
Sendo uma moto de aspecto compacto e com uma traseira minimalista a ICM decidiu dar ainda maior ênfase a essa realidade começando por encurtar o banco. Para tal foi desenhado um novo sub-quadro e montada uma plataforma sobre o mesmo e debaixo do banco para esconder a bateria e toda a cabelagem.
O assento foi redesenhado e e forrado a pele e inclui agora dois LEDS, um de cada lado no topo do sub-quadro, como luzes de pisca. O farol traseiro original foi no entanto mantido.
Na traseira houve ainda alguma intervenção adicional e decidiu-se fazer desaparecer a estrutura porta matrícula original e o pequeno guarda-lamas substituindo por uma nova estrutura. Na frente manteve-se o farol e o painel digital de informação tendo este sido colocado numa posição diferente. Os avanços e botões de controle são os originais mas os punhos, os retrovisores e piscas colocados no topo dos avanços foram substituídos por elementos da Motogadget.
O escape teve também uma intervenção significativa com os coletores a serem substituídos e a ponteira a ser montada uma Akrapovic originalmente fabricada para a versão 401 da Vitpilen. A admissão foi também alterada e monta filtro da DNA.
Graficamente o aspecto final da Vitpilen foi pensado e uma proposta apresentada pela Dutch on Wheels foi a adoptada. A ideia foi a de transmitir sobre o formato já de si anguloso do depósito da 701 uma imagem do tipo “Stealth”, agressiva e quase bélica, pelo que a pintura com triângulos em vários tons de cinzento acaba por provocar esse mesmo efeito.
No final do processo a Vitpilen 701 acabou por “emagrecer” cerca de 15 Kg o que numa moto de aspecto original minimalista é de facto admirável. A Ironwood Custom Motorcycles apelidou este preparação de “ Neo Classic Jet Fighter” e percebemos exactamente porquê.
fonte : Bike Exif